terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

SURUBIM: Possíveis candidaturas laranjas podem ameaçar cadeira do PT na Câmara de Vereadores


Duas ações de Investigação Judicial Eleitoral(AIJE) tramitam na 34a. zona eleitoral de Surubim, para investigar denúncias de utilização de candidaturas laranja de mulheres pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no último pleito municipal para, supostamente, burlar a cota de 30% de candidaturas de mulheres, estipulada pela Justiça Eleitoral.

Uma dessas ações, protocolada pelo Republicanos, questiona a candidata Lourdes, que só obteve dois votos pelo Partido dos Trabalhadores. Uma fonte do partido afirma que esteve pessoalmente coma candidata e que ela e o seu marido teriam revelado que sequer foram avisados pelo partido que concorreria como vereadora e que não há registro de campanha eleitoral nas suas redes sociais.

A segunda ação questiona a candidatura de Lucimere Fiel, também do PT. Ela também obteve dois votos na disputa por um assento no parlamento municipal.

De acordo com o Juiz da 34a Vara Eleitoral de Surubim, Joaquim Francisco Barbosa, o teor do processo corre em segredo de justiça, mas ainda este mês haverá audiência de instrução e a Justiça deverá dar uma decisão sobre o caso. Contudo, cabe recurso ao TRE-PE e, posteriormente, ao TSE, por isso não é possível de prever uma data para o trânsito em julgado dessas ações. "Foi determinada a citação dos indicados como responsáveis, os investigados. E vamos agora para a fase da instrução, ou seja, será designada a audiência, certamente virtual, por conta dos efeitos da pandemia", disse o magistrado.

Caso a ação seja julgada procedente, existe a possibilidade de anulação de toda a chapa proporcional do PT que perderia sua cadeira no legislativo municipal.

Da Folha de Pernambuco.