A prefeitura de Itamaracá, no Grande Recife, decidiu suspender o ponto facultativo para todos os órgãos públicos no carnaval e anunciou a proibição de ônibus de turismo e de uso de equipamentos de som, para evitar aglomerações durante o período. O anúncio foi feito nesta terça-feira (9).
O decreto foi assinado pelo prefeito Paulo Batista Andrade (PTB), na quinta-feira (4). A prefeitura ainda determina a proibição de acesso de "grupos de pessoas e veículos do tipo furgões, vans, ônibus destinados aos transportes de turistas, kombis com placas de outros municípios e assemelhados".
Também foi restrita a utilização de carros de som, do tipo "paredão", trios elétricos e assemelhados "que possam causar aglomeração". A medida foi adotada depois que o governo do estado anunciou a suspensão do feriado nas repartições públicas.
Essa medida é válida para até o dia 17 de fevereiro. Em dezembro de 2020, o governo também determinou a suspensão das festividades de carnaval, em 2021, devido à piora gradativa dos números da pandemia no estado.
O Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda também anunciaram a suspensão do ponto facultativo no carnaval.
Medidas para evitar as aglomerações em praias também foram anunciadas pelas prefeituras de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.
Foto: Wellington Lima / TV Jornal
Do G-1 PE.