sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Vacinas da AstraZeneca/Oxford chegam ao Brasil vindas da Índia

O avião da Emirates com os dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, vindo da Índia, pousou hoje no Aeroporto de Guarulhos (SP) por volta das 17h27. As vacinas foram produzidas pelo laboratório indiano Serum e compradas pelo Ministério da Saúde. 

A carga foi recebida pelo general e ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pelo chanceler Ernesto Araújo e pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. O ministro afirmou que Manaus terá prioridade de 5% ou 100 mil dos 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca produzidas no Instituto Serum, na Índia.

Após os trâmites alfandegários, a carga segue em aeronave da empresa Azul ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com pouso previsto para as 22h. A presidente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Nísia Trindade, e o ministro Pazuello receberão as doses —que serão transportadas, com escolta da Polícia Federal (PF), para o depósito da Fiocruz.

O Ministério da Saúde estima que a vacinação durará o período de 12 meses, a contar do início da primeira fase, para que haja vacinação de brasileiros fora dos grupos prioritários.

Do Uol e G1-SP.