domingo, 6 de dezembro de 2020

Morre aos 70 anos ex-deputado estadual José Augusto Farias


Vai ser sepultamento no cemitério São José, em Surubim, no final da manhã, deste domingo(6), o corpo do ex-deputado José Augusto Farias, 70 anos. A família anunciou que não haverá velório.

Ele sofria de câncer de pulmão e faleceu na tarde deste sábado (5), no hospital Memorial São José. O ex-deputado havia sido operado e tinha vida quase normal, com algumas limitações. No último mês, entretanto, teve o estado de saúde agravado por metástase da doença.

José Augusto Farias era de uma família tradicional de políticos. Era irmão do ex-senador Antônio Farias(1932-1988) e do ex-vereador Biu Farias. Este, casado com a prefeita de Surubim, Ana Célia Farias, que decretou luto oficial de três dias no município pela morte do cunhado.

A carreira política teve início como vereador de Surubim, em 1982. O mandato teve seis anos de duração e no biênio 1985/1986, ele presidiu a Casa Euclides Mota. Em 1992, José Augusto Farias foi reeleito vereador, mas no meio da legislatura (1994), decidiu se candidatar a deputado estadual. Obteve 14.564 votos e ficou na segunda suplência. Assumiu uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 1995, com a ida de dois deputados estaduais para o secretariado do então governador Miguel Arraes. Em 1998, foi candidato à reeleição, ficando na primeira suplência e voltou à Casa Joaquim Nabuco no ano 2001. Na eleição seguinte (2002), tentou mais uma vez renovar o mandato mas não foi eleito. A última eleição disputada por José Augusto Farias foi em 2004, quando concorreu sem sucesso à Prefeitura de Casinhas.

Filho de Severino Farias e Júlia Cavalcante de Farias, José Augusto era casado com Roberta Maria da Mota Silveira, e deixa dois filhos: Rodrigo, chefe de gabinete do prefeito do Recife, Geraldo Júlio e Ricardo, economista radicado em São Paulo.

O Sport Club do Recife, time do qual José Augusto era torcedor, também lamentou o falecimento.  Além da atuação na política, José Augusto Farias foi presidente da Sociedade dos Criadores de Surubim.

Do Correio do Agreste (editado).