segunda-feira, 9 de novembro de 2020

OROBÓ: Compesa amplia em 40% reservatório da barragem do Escuro


Cerca de 11 mil pessoas no município de Orobó, no Agreste, serão beneficiadas com mais água nas torneiras. Isso porque a Compesa está executando as obras de ampliação da capacidade de acumulação da Barragem do Escuro, realizando serviços de limpeza e dragagem que visam o aumento em 40% da capacidade do reservatório. Orçada em cerca de R$ 30 mil, a intervenção tem prazo de conclusão para o próximo mês de novembro e vai beneficiar a população atendida pelo sistema.  

A Barragem do Escuro é responsável por 30% do abastecimento do município de Orobó e atualmente está com menos de 10% da sua capacidade de acumulação. Considerando o cenário atual de escassez de água na região, a obra vai garantir mais segurança hídrica para a população. “A capacidade de acumulação da barragem foi reduzida devido ao processo de assoreamento em torno da área. Com a obra, estimamos um acréscimo significativo na capacidade do reservatório e ampliação no seu tempo de vida útil”, explica o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Mozart Alencar.

A ordem de serviço para as obras na Barragem do Escuro foi assinada no início desse mês pelo governador Paulo Câmara, durante a cerimônia promovida para celebrar o convênio com a Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) de viabilização do abastecimento dos distritos de Matinadas e Ubiretama, também no município de Orobó. O evento contou, ainda, com a participação da secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernanda Batista, e da presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Da Assessoria de Imprensa.