quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Quais foram as maiores 'lapadas' nas eleições para prefeito de Surubim?

VITÓRIAS: Flávio Nóbrega e Humberto Barbosa impuseram maiores diferenças  

As eleições pela Prefeitura de Surubim sempre renderam disputas bem acirradas entre grupos políticos e militantes partidários. 

Nossa reportagem fez uma apuração no site do Tribunal Superior Eleitoral  para consultar os números das eleições passadas, para pesquisar quais foram as vitórias mais expressivas nas eleições municipais de Surubim. 

Os números oficiais, disponibilizados pelo TSE a partir de 1988, revelam que as quatro maiores vitórias são creditadas aos ex-prefeitos Flávio Nóbrega e Humberto Barbosa, sendo duas para cada um.   

Na quarta vitória mais expressiva, Humberto Barbosa(PFL) foi eleito prefeito na eleição do ano 2000, com 10.939 votos, 2.856 votos a mais que o então prefeito José Arruda(PSB) que tentou reeleição, mas teve 8.083 votos.

A terceira maior vitória para prefeito ocorreu na eleição seguinte, em 2004, quando Humberto Barbosa(PFL) tentou se reeleger, mas teve 10.134 votos, sendo superado por Flávio Nóbrega(PT), que teve 13.792 votos ou 3.658 votos a mais que o então prefeito pefelista.

Também é de Humberto Barbosa(PFL) o segundo lugar no ranking das maiores diferenças entre primeiro e segundo colocado na briga pela prefeitura de Surubim. Em 1988, ele teve 7.269 votos a mais que Arlindo Farias(PMB), que conseguiu 6.217 votos.

A vitória mais expressiva para prefeito de Surubim ocorreu em 2008, com diferença de 9.109, quando o então prefeito Flávio Nóbrega(PT) teve 19.705 votos, derrotando Ana Célia Farias(PSB), que teve 10.596 votos.

A disputa que resultou na maior diferença se repete este ano, com os protagonistas nos postos invertidos. Nesta eleição, Ana Célia Farias(PSB) tenta a reeleição, tendo como principal opositor o agora ex-prefeito e candidato ao terceiro mandato, Flávio Nóbrega(Republicanos). Quem ganhará e a diferença entre eles deve ser pauta de muito debate nesta campanha eleitoral. 

Da Redação, Alberico Cassiano.