quarta-feira, 28 de outubro de 2020

ELEIÇÕES 2020: Pergunta que Ana Célia, Flávio Nóbrega e Tulio Vieira deveriam responder ao eleitor de Surubim

A eficiência da gestão municipal para reverter o dinheiro público em benefício para o cidadão precisa ser discutida na eleição para prefeitura de Surubim. É uma questão de custo benefício e que afeta diretamente o bolso e a qualidade de vida de todos os moradores. Como os candidatos mais cotados para vencer já ocuparam o cargo, é interessante que cada um diga quanto passou pelos cofres do município durante sua passagem  para que o eleitor avalie a competência de cada um como gestor público. 

A prefeita Ana Célia Farias(PSB), que tenta a reeleição, governa desde janeiro de 2017, ou seja está 'com a caneta na mão' há três anos e dez meses ou há 46 meses. Prefeito por duas vezes (2005-2008 e 2009-2012), Flávio Nóbrega está na luta pelo terceiro mandato, governou por oito anos ou 96 meses. Já o ex-prefeito Tulio Vieira(2013-2016), que também tenta voltar ao posto pelo Podemos, governou por 48 meses.

Para enriquecer o debate, Ana Célia Farias, Flávio Nóbrega e Tulio Vieira podem dizer com clareza a soma de todos os recursos públicos que entraram na conta do município durante a respectiva gestão, para o cidadão ter parâmetros do custo benefício do voto agora. Somar tudo que chegou, de todas as fontes, todas as receitas e digam a soma total de quanto do cidadão passou por cada governo, e dividir pelo número de meses no poder, para que a população tenha uma média mensal de quanto cada um gerenciou e avaliar como esse dinheiro foi utilizado.    

Com a realidade dos números, o cidadão terá oportunidade de votar com o bolso. Observar que o título de eleitor como um cartão de crédito, cujo uso irracional gera faturas difíceis de serem pagas. Não importa a cor da campanha do candidato. O eleitor brasileiro pode divergir em tudo, porém, certamente concorda que, a população paga elevados impostos e recebe serviços públicos de pouca qualidade. Quando passa a eleição, seja você 'apaixonado pelo amarelo, azul, verde, laranja ou rosa...', independente do vencedor, quem vai seguir pagando o custo da máquina pública e de seus ocupantes é todo cidadão. 

LEIA TAMBÉM: ELEIÇÕES 2020:

Prefeito tem que cumprir obrigação, afinal, ou muito ou pouco, dinheiro chega

Seja lá quem vencer disputa pela Prefeitura de Surubim, já colocou 'a mão na massa'

Da Redação, Alberico Cassiano.