terça-feira, 8 de setembro de 2020

COVID-19: 'Irresponsabilidade não pode fazer parte do novo normal', diz médico após aglomerações em praias; Confira dados da pandemia nesta terça(8)



Após o feriado da Independência com praias super lotadas, o médico infectologista Gabriel Serrano afirmou, nesta terça-feira (8), que a população não deve descuidar das medidas de segurança e higiene para evitar a Covid-19. 

“A gente não pode estar achando que a pandemia não existe mais. A irresponsabilidade não pode fazer parte do novo normal. A gente ainda tem quase mil mortes todos os dias no país, temos um número alto de infectados e não fazemos a quantidade de testes que deveríamos fazer”, afirmou Serrano.  

Segundo o profissional de saúde, ainda é preciso manter o cuidado para evitar o aumento do número de casos. “A gente precisa ter um nível de cuidado muito alto porque a gente não tem como saber quem vai evoluir mal ou não. A gente não pode participar dessa loteria genética”, disse o médico. 

Porto de Galinhas supera alta temporada

O movimento de turista na prai de porto de Galinhas movimento de turistas na Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, um dos principais pontos turísticos de Pernambuco, superou a lotação dos dias de alta temporada.

Segundo a secretária de Turismo, Carol Vasconcelos, no período de dezembro a março, geralmente se hospedam 70 mil pessoas nos fins de semana e feriados. No feriado prolongado do Dia da Independência do Brasil, a secretária apontou que foram contabilizados 90 mil turistas. 

Pela 1a vez em cinco meses, Recife tem 24 horas sem motes confirmadas por Covid-19


Após cinco meses, o Recife não registrou nenhuma morte por Covid-19 em 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Recife na segunda-feira (7). Isso não significa que não ocorreram óbitos por causa da doença na capital pernambucana no período citado, e sim que não houve confirmação laboratorial de novas mortes na cidade devido ao novo coronavírus nesse intervalo de tempo. Até então, essa situação não acontecia desde o dia 3 de abril.

Pernambuco tem 132.590 casos e 7.741 mortes por coronavírus

Dos 132.590 casos confirmados até esta terça (8) no estado, 25.613 são graves e outros 106.977 são leves, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

Foram confirmados, nesta terça-feira (8), 170 novos casos da Covid-19 e 20 óbitos de pessoas infectadas com a doença em Pernambuco. Com isso, o estado passou a somar 132.590 infectados e 7.741 mortes de pessoas com o novo coronavírus.

Dos 132.590 casos confirmados até esta terça (8) em Pernambuco, 25.613 são graves e outros 106.977 são leves.


Brasil soma mais de 127 mil mortes na pandemia


O Brasil tem 127.004 mortes por corona vírus confirmadas até às 8h desta terça-feira (8)
, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.  Veja os números consolidados: 

127.004 mortes confirmadas 
4.147.697 casos confirmados 

Na segunda-feira, às 20h, o balanço indicou: 127.001 mortes confirmadas, 315 em 24 horas. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 784 óbitos, uma variação de -17% em relação aos dados registrados em 14 dias.  

Veja a situação dos estados: 

Subindo (2 estados): AM e RR. 

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (8 estados): PR, RS, MG, SP, MS, PA, TO e CE. 

Em queda (17 estados): SC, ES, RJ, DF, GO, MT, AC, AP, RO, AL, BA, MA, PB, PE, PI, RN e SE. 

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás.

Foto: Boby Fabisak / JC Imagem (Boa Viagem).
Foto: Anchieta Américo/TV Globo.
Do G-1 PE / G-1 Bem Estar.