terça-feira, 30 de junho de 2020

SURUBIM: Candidatura Flávio Nóbrega corre risco de ser rifada via Jaboatão e ex-prefeito se tornar "Marília Arraes do Agreste"?


O ex-prefeito Flávio Nóbrega, pré-candidato à Prefeitura de Surubim, estaria correndo um sério risco de ter a candidatura rifada, graças a uma possível negociação entre o PSB e o Republicanos, que envolveria as disputas pelas prefeituras de Surubim e Jaboatão dos Guararapes.

De acordo com uma importante liderança do PSB local, ouvida em reserva por nossa reportagem, os socialistas de Surubim já estariam pedindo ao alto comando do partido que PSB e Republicanos sejam obrigados a caminhar juntos nas duas cidades.

A ideia é articular que na mesa de negociação do apoio do PSB à candidatura dos Republicanos à prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, os socialistas incluam o pedido de retirada de candidatura própria em Surubim.


Flávio Nóbrega foi prefeito por duas vezes, eleito pelo PT (2005-2008 e 2009-2012), fez o sucessor, Tulio Vieira(PT- 2013-2016, hoje pré candidato do Podemos), mas rompeu e se filiou ao PSB. Em 2016, indicou o filho, Guilherme Nóbrega, para vice de Ana Célia Farias(PSB). Este ano, rompeu politicamente e se filiou ao Republicanos para disputar a prefeitura de Surubim.

A escolha foi estratégica porque o partido estava fora da base de influência do Palácio do Campo das Princesas. O presidente estadual da legenda, deputado federal Sílvio Costa Filho tem o nome cotado para disputar a Prefeitura do Recife.Entretanto, atualmente tem se aproximado politicamente do também deputado federal João Campos, que vai encabeçar a chapa socialista para disputar a prefeitura da capital.


A aproximação não ocorre por acaso. O ex-deputado Silvio Costa, se filiou ao Republicanos para disputar a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na região Metropolitana do Recife. Silvio (pai) articula a "Frente Democrática de Jaboatão" para tentar barrar a reeleição do prefeito bolsonarista Anderson Ferreira(PL). A ideia do Republicanos é garantir o apoio dos socialistas palacianos para conquistar a prefeitura da segunda cidade mais importante do estado. 




O diálogo entre os deputados João Campos e Silvio Costa Filho já rende resultados concretos. PSB e Republicanos vão disputar juntos em Abreu e Lima, Camaragibe e em São Lourenço da Mata, todos no Grande Recife. Os socialistas de Surubim apostam que a conversa deve migrar para as cidades do interior. 

"O partido (PSB) não vai perdoar a saída dele [Flávio Nóbrega] assim, sem fazer nada. Claro que a gente pode fazer uma composição com o PR [Republicanos], na cúpula.Temos a quem pedir isso lá em cima. Surubim é estratégico aqui na região para o PSB da mesma forma que Jaboatão agora é importante para o Republicanos. Então não será nada demais o deputado [Silvio Filho] priorizar a candidatura do pai, afinal Jaboatão é uma cidade bem mais importante para o partido [Republicanos] administrar. Ele [Flávio Nóbrega] será a Marília Arraes do Agreste, não é bom? Marília ganhava 'lisa', mas veja o que aconteceu", afirmou o socialista.




Ainda de acordo com a fonte, a possível articulação 'no tapetão' partidário contra a candidatura de Nóbrega já está sendo festejada nos grupos partidários da prefeita Ana Célia Farias nas mídias sociais. "Por enquanto, é algo muito calado, mas estão agindo. Já se fala,mas muito 'pra gente'. Nos grupos, quando o assunto surge, todo mundo vibra porque isso seria uma vingança 'bem empregada' contra ele [Flávio Nóbrega]", provoca.




FAVORITO - em recente entrevista ao blog de Magno Martins.o deputado federal Silvio Costa Filho não só reafirmou a candidatura Flávio Nóbrega, como disse que o ex-prefeito lidera a sucessão municipal em Surubim: 

"Eu estava conversando com Flávio [Nóbrega], acabamos de avaliar uma pesquisa interna, nosso ex-prefeito está liderando com o bloco na rua. Impressionante a aprovação de seu governo, a aprovação popular, mesmo sem a candidatura posta, já aparece aqui liderando todos os cenários. E eu tenho muita confiança que o ex-prefeito Flávio vai voltar a ser prefeito de Surubim. Uma pessoa que, de fato, construiu uma marca muito forte na educação, na saúde, cuidou das pessoas e penso que Flávio tem todas as condições de poder vir a ganhar em Surubim", afirmou, no programa Frente a Frente, retransmitido em Surubim pela rádio Integração FM

Fotos: Reprodução Google  Facebbok.
Da Redação, Alberico Cassiano.