terça-feira, 16 de junho de 2020

ELEIÇÕES 2020: Quem são os nomes mais cotados para vice na disputa pela Prefeitura de Surubim?

VICE: Eduardo Mota(Ana Célia), Patrícia Lafayette(Flávio Nóbrega) e Fábio Barbosa(Tulio Vieira) são mais cotados

A escolha do vice para compor as três chapas majoritárias com maior densidade eleitoral na corrida pela prefeitura de Surubim está movimentando os bastidores da política local. Como já são conhecidos do eleitorado, a prefeita Ana Célia Farias(PSB), que tenta a reeleição, e os ex-prefeitos Flávio Nóbrega(PRB) e Tulio Vieira(Podemos) podem agregar tentam encontrar um bom nome para vice e estrategicamente potencializar a candidatura.

Nossa reportagem "conversou em reserva", com integrantes da linha de frente das três candidaturas sobre as articulações e possibilidades de composição das chapas majoritárias. "As declarações das fontes estão entre aspas" no texto da reportagem. 


MÉDICO - Roberto Mateus e Eduardo Mota  são alternativas para vice socialista

Rompida politicamente com o ex-prefeito Flávio Nóbrega, que indicou o filho, Guilherme Nóbrega, para vice da atual gestão, a prefeita Ana Célia Farias(PSB) busca um nome capaz de renovar a campanha da reeleição. 
O preferido dos socialistas é "Eduardo Mota, filho do ex-deputado Nilton Mota". "Ele tem participado de vários eventos em Surubim, pode ser o vice e é candidato a deputado estadual em 2022". Outra possibilidade seria o "médico Roberto Mateus", que nunca disputou cargo político e "soma credibilidade, sobretudo na área da saúde". 


VEREADORA: Véia de Aprígio disputa reeleição tida como certa

Também foi colocado o nome da vereadora Véia de Aprígio, que tem densidade eleitoral nas camadas populares, sobretudo na zona rural. Nossa reportagem apurou, entretanto, que ela disputa reeleição porque "não trocaria o certo pelo duvidoso". Mais votada em 2016 com 2.451 votos, a reeleição dela é tida como certa nos bastidores.    


"SEM-CONFUSÃO" - Ana Célia pode ter prima, Patrícia Lafayette, vice de Flávio Nóbrega

O médico Flávio Nóbrega(PRB) não tem pressa para anunciar o vice. Caso as pesquisas para consumo interno o apontem como favorito e com vantagem, qualquer um poderia ocupar a vice. Mas a "composição deve ocorrer com cuidado para não queimar a chapa". Então a ideia é fazer uma escolha estratégica. Assim, o nome mais cotado é o da advogada Patrícia Lafayette. Por garantir a "presença feminina na chapa, ser um nome leve, estreante na política e prima da prefeita", o que poderia garantir uma "campanha sem confusão". Ela é esposa do vereador Fred Lafayette e foi secretária de Obras na segunda gestão Nóbrega.  

OROBÓ - prefeito Cléber Chaparral tem postulantes a vice em Surubim

Também haveria a possibilidade do vice ser diretamente ligado ao prefeito de Orobó, Cléber Chaparral. Neste caso, disputaria a vice, ou o proprietário de uma construtura que executa obras para prefeitura de Orobó, Vagner, ou o ex-secretário municipal de Saúde,Izaldo Andrade. 



COMPANHEIROS - Fábio Barbosa foi vice quando Tulio Vieira ganhou em 2012

Por sua vez, a candidatura ex-prefeito Tulio Vieira pensa "repetir a chapa que ganhou a eleição de 2012" e ter como vice o empresário "Fábio Barbosa", diretor da rádio Integração FM. O ex-vice prefeito de Surubim e o irmão, ex-prefeito Murilo, são herdeiros político do ex-deputado Geraldo Barbosa. Fábio Barbosa não disputou reeleição com Tulio Vieira porque teve a direção do partido tomada. Sem arestas, tem bom trânsito nos meios político e empresarial. Agora, "só não disputa se não quiser". A ideia de acordo com os entusiastas é relançar "a dupla e mostrar ao eleitor que não se mexe em time que ganhou". 


DEPUTADO - dr. Valdir pode ser vice, a exemplo do pastor Melqui Ferreira

Caso Fábio Barbosa prefira não disputar, a candidatura Tulio Vieira avalia várias possibilidades. 
O ex-deputado estadual dr.Valdir(PP), pode retirara a candidatura a prefeito e compor a chapa do Podemos. "As cúpulas dos partidos já conversaram e não está descartado dr. Valdi na vice". Outra possibilidade da candidatura Tulio Vieira é ter um "vice do segmento evangélico.  e ter como vice o pastor Melqui Ferreira, filiado ao PSDB". A possível coligação com os tucanos "também já foi conversada".        


COMÉRCIO - empresário João Paulo Leal e Ivonaldo Barbosa são nomes do empresariado cotados para vice
Outra alternativa que corre por fora, é convocar "um vice do comércio local". Neste caso, os maios cotados seriam os dos empresários "João Paulo Leal", do segmento agropecuário, ou "Ivonaldo Barbosa, do supermercado Bompreço", que se "filiaram ao Podemos". 

De acordo com o calendário eleitoral, as convenções partidárias que definem os candidatos estão previstas para ocorrerem entre 20 de julho e 5 de agosto. Por conta da pandemia do Covid-19, as convenções vão ocorrer de forma virtual para evitar aglomeração. As eleições devem ser adiadas, porém realizadas ainda este ano, entre 15 de novembro e 20 de dezembro. A nova data deve ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Fotos: Reprodução Google/Facebook.
Da Redação, Alberico Cassiano.