sexta-feira, 1 de junho de 2018

SURUBIM: Contribuintes podem ganhar desconto para quitar débitos do IPTU de anos anterios

Imagem aérea Surubim / Google











.
Quem tem débito de anos anteriores de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com o Município, tem agora uma boa oportunidade de quitar o débito.

Uma proposta do vereador Fabrício Brito(PSB), cujo requerimento foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Surubim, garante desconto de 60% em débitos com o IPTU, de exercícios anteriores a 2018. O abatimento vale para imóveis residenciais e comerciais.

"Estamos pensando no contribuinte que terá a oportunidade de regularizar a situação do seu imóvel. Quem por algum motivo, como crise, desemprego ou orçamento apertado, por tudo exemplo, pode com esse desconto obter um valor que cabe no bolso. Todo mundo quer ter seu imóvel regularizado, todo certinho. Por outro lado, o Município diminui arrecada e a Prefeitura pode investir mais em infraestrutura urbana e atender às demandas das pessoas que pagam o imposto", argumenta o presidente da Câmara Fabrício Brito(PSB).  


A dona de casa Maria do Carmo, moradora do loteamento Baraúnas, no bairro do Coqueiro, acredita que o desconto é bem-vindo e vai aliviar o bolso dos surubinenses. “Eu acho essa proposta super válida, de modo que ela não vem interferir no desenvolvimento da nossa cidade, já que a gente sabe que o IPTU ajuda no desenvolvimento de calçamento, saneamento... Mas a proposta é super conveniente, sobretudo porque o mais comum é a gente ouvir falar em aumento de imposto, de preços... então essa redução ajuda no bolso”, enfatiza.

Para o taxista Marconi Aguiar, morador do loteamento Maracajá, nessa época de crise, a proposta vai incentivar a regularização dos imóveis. “E uma chance dos proprietários de imóveis colocarem o imposto em dia. É bom ter sempre um imóvel todo em dia. Para quem é dono de comércio, e já paga muitos outros impostos, um desconto de 60% em débitos é bem atrativo”.


A empresária Gisele Almeida possui um imóvel residencial no bairro São José acredita destaca que toda redução é bem vida, mas lamenta morar em uma rua sem calçamento. "É uma resposta positiva para nós que pagamos tantos impostos. Porém, é importante que os valores dos impostos sejam  aplicados e distribuídos com mais rapidez. Na rua onde fica meu imóvel não tem calçamento”, afirma.

A proposta foi encaminhada para a Prefeitura de Surubim. De acordo com o vereador, a prefeita Ana Célia já garantiu que vai conceder o desconto, entretanto aguarda estudo da secretaria municipal de Finanças para definir se pode atender ao percentual proposto.

Fonte: Assessoria de Imprensa.