sexta-feira, 1 de junho de 2018

SURUBIM: Católicos celebram 'Corpus Christi' confeccionando tapetes coloridos



O termo em latim "Corpus Christi" foi o campeão de buscas na internet desta quarta-feira(30), véspera do feriado. Muitos brasileiros, aproveitam para viajar ou descansar, 'imprensando' a sexta e curtindo um chamado feriadão.

O que pouca gente sabe é que Corpus Christi(31) não é feriado, mas sim ponto facultativo. Ou seja, empresas e repartições públicas não são obrigadas a liberar colaboradores e funcionários.  

Em Surubim, as repartições públicas não funcionaram e o comércio abriu parcialmente, a maior parte só no período da manhã.


Na paróquia de São José, no Centro da cidade, fiéis mantiveram a tradição católica, seguida em diversas cidades do país, e confeccionaram tapetes gigantes nas ruas, expressando mensagens de fé, paz, esperança e os ensinamentos de Jesus.


"Estão muito bonitos. Acho que a criatividade também é um dom de Deus", disse o comerciário Jessé Silva, que aproveitou a folga para admirar os tapetes com a esposa Wleyde Luna e a filha Gabrielle.


"São lindos! Veja são de pedras coloridas!", exclamou a pequena Gabriela para a mãe, a dona de casa Vera Melo.

Confeccionados com materiais simples e recicláveis, os tapetes são confeccionados pelos vários grupos integrantes da igreja.


"Cada grupo fica responsável pela criação e confecção do seu tapete. Utilizamos serragem, cal de várias cores, tampinhas de garrafas pet, plásticos e sal grosso colorido com corante de construção civil", afirmou o integrante do grupo de Treinamento de Líderes Cristãos - TLC, Everton Maciel.


Já o grupo da Pastoral da Criança, confeccionavam um tapete com a bandeira do Brasil. "Estamos pedindo paz para o nosso país", disseram as crianças.


A tarde, os fieis participaram da procissão de Corpus Christi pelas principais ruas do Centro de Surubim.

Mas o que quer dizer Corpus Christi?

'Significa, em latim, "corpo de Cristo". É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a "presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho".
Da Redação, com BBC Brasil.