segunda-feira, 7 de maio de 2018

SURUBIM: Avenida São Sebastião ficará mais segura para pedestres


Com um número cada vez maior de veículos trafegando pelas ruas e avenidas de Surubim, a segurança dos pedestres torna-se uma preocupação ainda maior, sobretudo nas travessias das vias de maior fluxo.

Em alguns trechos da avenida São Sebastião, por exemplo, a mais extensa e uma das mais movimentadas do município, os pedestres estão com bastante dificuldade para atravessar. 

Mãe de uma adolescente especial que estuda na Escola Maria Cecília, a dona de casa Nicéia Gomes conhece de perto essa realidade.

“É muito difícil atravessar aqui. Como não há muitas vagas para estacionar, muitas vezes só consigo vaga no outro lado da avenida. Então para levar minha filha na cadeira de rodas requer atenção redobrada. Uma ação que traga mais segurança é bem interessante não só para os alunos, como também para os idosos, afinal nem todo mundo consegue ser ágil", destaca.

Pensando em melhorar a segurança dos pedestres, bem como para evitar acidentes e possíveis transtornos para motoristas, o vereador Fabrício Brito apresentou requerimento na Câmara para a construção de uma faixa de pedestre, com elevação no asfalto, e duas lombadas em trechos de maior movimentação de pedestres atravessando a avenida.

EXEMPLO: Faixa de pedestre com elevação no asfalto.(Ilustração/Google)
A faixa de pedestre com elevação será construída na travessia entre a escola Maria Cecília Barbosa Leal e o cemitério de São José.

"No local já existe faixa de pedestre e sinal de trânsito. Entretanto, as pessoas ainda se sentem inseguras ao atravessarem a via, e a construção da faixa com elevação, além de ser algo novo em Surubim, já funciona em outras cidades com muito êxito. Vale lembrar que a faixa com elevação não causa retenção, e é aprovada pelos motoristas porque a segurança no trânsito é uma preocupação de todo cidadão", frisou o presidente da Casa.

O comerciante Humberto Alves, que trabalha nas proximidades, lembra que o semáforo em frente ao Maria Cecília não tem sido suficiente para garantir a segurança para os pedestres. “Com certeza essa faixa elevada precisa ser colocada, porque mesmo com o sinal [de trânsito] fechado, alguns motoristas e motoqueiros, não obedecem e passam direto", afirma.

POVO-FALA: Comerciante Humberto Alves, aposentado Severino Júlio e vendedor Eduardo Carlos


Para o aposentado Severino Júlio, lembra que idosos e crianças serão os mais beneficiados com a implementação da proposta do vereador. "A gente pode dizer que mais de mil pessoas atravessam aqui todo dia. Estudantes, muitas crianças e jovens e também adultos, gente com mais de 50 anos. Eu tenho um neto que estuda na escola Maria Cecília, e quando vai atravessar é um tormento. A elevação vai educar mais os motoristas e garantir segurança para os pedestres", diz.

Ainda de acordo com a proposta do vereador Fabrício Brito, serão construídas duas lombadas na São Sebastião, uma em frente ao mercadinho Avenida, e a segunda, em frente a oficina de João eletricista. 


O vendedor Eduardo Carlos não mora em Surubim, mas está sempre na cidade e trafega por toda cidade, visitando várias lojas do comércio, entre eles o mercadinho Avenida. “A travessia vai ficar mais segura. Tanto a faixa elevada na frente da escola, quanto as lombadas, são importantes. Nesses pontos, sempre tem pessoas atravessando, e os veículos passam rápido. Uma semana dessas um carro quase que atropelava uma senhora, mesmo com o sinal fechado o cara passou. Nós motoristas devemos compreender e aprovar tudo o que for realizado para garantir segurança do trânsito”, ressalta.

O requerimento do vereador Fabrício Brito foi aprovado por unanimidade e encaminhando para a Prefeitura para que seja implementado.

Fonte: Assessoria de Imprensa.