terça-feira, 24 de abril de 2018

SURUBIM: Mutirão para emitir carteira de identidade pode facilitar vida do cidadão


Quem precisa tirar 'carteira de identidade', ou o 'RG', como também é chamado, tem encontrado bastante dificuldade em Surubim. Com procura bem elevada, as pessoas estão encontrando dificuldades para conseguir o documento. Além de ser difícil se conseguir senhas de atendimento, o prazo de entrega também é longo, o que complica ainda mais a vida das pessoas.

Moradora do bairro do Coqueiro, a jovem estudante Maria Clara, de 14 anos, precisou da ajuda da mãe para conseguir o primeiro RG, para só assim poder se inscrever no Enem 2018. “Eu tive sorte, mas minha mãe foi bem cedinho pegar ficha para agendar. Sem a identidade, iria atrapalhar minha inscrição em vestibulares. Mas toda vez que passo por aqui [sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, onde o serviço é oferecido] para ir à escola, eu vejo muita gente na fila. Tem gente que vem de madrugada e corre o risco de ser assaltado”, conta a estudante.

Diante da procura das pessoas expondo essas dificuldades, o vereador Fabrício Brito(PSB) apresentou requerimento em sessão da Câmara, propondo a realização de um Mutirão de Cidadania, para emitir o carteira de identidade ou RG e suprir a demanda do município.

"O Mutirão de Cidadania é uma oportunidade para os surubinenses conseguirem o documento de maneira mais ágil, sem ter que enfrentar tantas dificuldades. Como Surubim é um município que vem crescendo muito, é normal que essa demanda seja sempre maior. O Mutirão é uma forma de agilizar o serviço. Hoje, para se ter o Registro Geral (RG) as pessoas levam semanas esperando a chegada do documento. Assim, o mutirão facilita e resolve o problema sem burocracia para a emissão do RG, um documento essencial a todo brasileiro, tanto para quem  precisa tirar a identidade pela primeira vez, como também para quem necessita tirar segunda via”, justifica Fabrício Brito.

A autônoma Lucimar Ferreira, moradora da localidade da Barra da Onça, zona rural do município, diz que a proposta do vereador é uma chance para as pessoas encontrarem mais facilidades para conseguir tirar a carteira de identidade.

“Falo por experiência própria, no ano passado para fazer a identidade do meu filho demorou muito. Se para quem mora perto é difícil, para as pessoas que moram longe, chegar e não ter mais ficha para agendar o dia de fazer o RG é muito difícil. O mutirão é uma ideia excelente, pois vai agilizar e facilitar a vida de quem precisa”, destacou.



Já o pedreiro Silvandro da Silva, morador do loteamento São Tirso 3, lembra que Surubim vem crescendo rapidamente, assim como a necessidade de oferta desses serviços.

"O Mutirão para tirar identidade vai trazer vantagens para a população. Hoje, o cidadão se ocupa muito para tirar a identidade. Surubim é uma cidade grande, são mais de 60 mil pessoas, então é importante que o serviço seja mais rápido”, disse.

O requerimento do vereador Fabrício Brito para realização de um Mutirão de Cidadania para emissão de carteira de identidade ou RG foi aprovado pelo plenário da Câmara e encaminhado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, para que seja realizado.

Fonte: Assessoria de Imprensa.