quarta-feira, 4 de abril de 2018

SURUBIM: Humberto Barbosa disputou prefeitura cinco vezes e ganhou duas, em verdadeiros clássicos das eleições municipais


O ex-prefeito de Surubim, Humberto Barbosa, que faleceu nesta terça-feira(3), aos 83 anos. Ele protagonizou, ao lado do ex-prefeito também por duas vezes, José Arruda, páginas importantes da história política de Surubim, em campanhas eleitorais extremamente aguerridas e eleições intensamente disputadas.

Humberto Barbosa fazia parte de uma família tradicional na política. Durante mais de duas décadas, esteve na linha de frente em disputas polarizadas entre dois grupos políticos:

De um lado, os 'Barbosa', chamados de 'embola-bosta', uma analogia entre o besouro preto, e a batina do correligionário padre, o ex-prefeito e ex-deputado monsenhor Luís Ferreira Lima.

Do outro, os 'Farias', que tiveram como maior liderança, o ex-senador e prefeito do Recife, Antônio Farias, chamados de 'marimbondos'.

Humberto Barbosa era irmão do ex-deputado, Geraldo Barbosa, que faleceu no ano passado. Disputou a prefeitura cinco vezes, e ganhou duas eleições. Governou Surubim  de 1989 a 1992, e de 2001 a 2004.

A primeira vez que disputou a prefeitura, perdeu. Em 1982, o então prefeito Antônio Barros, fez José Arruda o sucessor.

Na eleição seguinte, em 1988, o agora prefeito José Arruda não conseguiu fazer o sucessor, Arlindo Farias(PMB). Humberto Barbosa conquistou o primeiro mandato de prefeito de Surubim.

Em 1992, conseguiu fazer o sucessor, o sobrinho Murilo Barbosa(PFL), com 11.964 votos, derrotando José Arruda(PSB), que teve 10.477 votos (ou 1.487 votos a mais).

Na eleição seguinte, em 1996, Murilo Barbosa não conseguiu eleger o tio prefeito. Humberto Barbosa(PFL/9.685 votos) perdeu para José Arruda (PSB/10.859 votos), diferença de 1.174 votos.

No ano 2.000, com a possibilidade de reeleição, José Arruda(PSDB/ 8.083 votos) tentou renovar o mandato, mas não conseguiu.


Após décadas de disputa, um acordo histórico entre os grupos Barbosa e Farias, Humberto Barbosa(PFL/ 10.939 votos/ diferença de 2.856) encabeçou a chapa que teve como vice, Ana Celia Farias(PSB).  

Na eleição de 2004, foi a vez de Humberto Barbosa(PFL/10.134 votos/ ) tentar a reeleição e não conseguir.

Perdeu para o ex-secretário de Saúde, o pediatra Flávio Nóbrega(PT/ 13.792 votos/ diferença de 3.658). José Arruda(PSDB) chegou a registrar candidatura, mas teve apenas 423 votos.

O ex-prefeito Humberto Barbosa deixa esposa, Leda Medeiros, e cinco filhos. O corpo foi enterrado no cemitério São José, na quarta-feira(4). A missa de sétimo dia acontece na próxima segunda-feira(9), mesmo dia em que completa um ano da morte do irmão, ex-deputado Geraldo Barbosa. 


Fotos: Arquivo família.
Da Redação.