terça-feira, 28 de novembro de 2017

ÚNICOS SOBREVIVENTES: Pai e filha terão boletins com estado de saúde divulgados diariamente para evitar boatos. Mãe, filho e babá são enterrados

Miguel Filho, 46, e a filha Marcela, 5, seguem internados. Maria Emília, 38, e o filho Miguel, 3, foram enterrados ontem.  

Únicos sobreviventes de acidente que matou três pessoas na noite deste domingo na Zona Norte do Recife, pai e filha permanecem internados no Hospital Santa Joana, no Recife. Para evitar a proliferação de boatos, a família enlutada pelas mortes da servidora pública Maria Emília Guimarães, de 38 anos e do filho dela, Miguel Arruda da Motta Silveira Neto, de apenas três anos, decidiu a partir desta terça-feira autorizar a divulgação dos boletins diários dos estados de saúde, para evitar boatos sobre o caso.

A paciente Marcela Guimarães da Motta Silveira, de cinco anos de idade, permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica com quadro de traumatismo craniano encefálico TCE grave secundário a acidente automobilístico. De acordo com o boletim, a menina encontra-se em estado grave, instável, em coma; recebendo suporte à vida, ventilação pulmonar mecânica invasiva e sedação contínua.

Já o pai de Marcela, Miguel Arruda da Motta Silveira Filho, de 46 anos, permanece internado no CTI, onde foi admitido com quadro de trauma tóraco-abdominal secundário a acidente automobilístico, sendo submetido a tratamento cirúrgico. O paciente está sedado por necessidade terapêutica, recebendo suporte à vida com ventilação mecânica invasiva, apresentando sinais de estabilidade dos demais sistemas orgânicos nas últimas 24 horas.

"A cirurgia foi delicada durante a tarde e está sob efeito de sedativos. Ele ainda não está sabendo do falecimento da mulher e do filho”, afirmou a porta-voz da família. Segundo ela, Miguel deverá seguir sedado até o fim da semana ou quando os médicos julgarem que ele já está em condições de ser informado sobre a tragédia.


A porta-voz agradeceu toda corrente de orações e apoio emocional. 

Na tarde de ontem, durante o velório das vítimas no Cemitério Morada da Paz, uma porta voz da família falou sobre a situação dos sobreviventes.

“Durante a tarde de ontem, Marcelinha se submeteu a uma cirurgia no crânio. Ela tinha chegado ao hospital com traumatismo craniano grau 7. O procedimento foi bem-sucedido. O pai Miguel Filho também foi submetido a uma cirurgia delicada durante a tarde e está sob efeito de sedativos. Ele ainda não está sabendo do falecimento da mulher e do filho”, afirmou a familiar, que preferiu não se identificar. Segundo ela, Miguel deverá seguir sedado até o fim da semana ou quando os médicos julgarem que ele já está em condições de ser informado sobre a tragédia.

Na ocasião, a porta-voz agradeceu toda corrente de orações e apoio emocional. “Agradecemos as orações, as pessoas que nos ajudaram no socorro, no hospital, no IML. Que todas sejam abençoadas por Deus e sejam privadas de viver o que estamos vivendo”, disse.

Ontem à noite, houve missa na Igreja de Casa Forte, celebrada pelo padre Denis, pela família. Em nota, o Colégio Damas disse estar unido em oração às vítimas e lamentar profundamente as mortes da ex-aluna Maria Emília, do aluno Miguel Neto e de Roseane. “Pedimos a todos os educadores, pais, alunos e amigos que fortaleçam essa corrente pela recuperação de Marcelinha e Miguel Filho, que estão hospitalizados”.



A babá Roseana Maria de Brito Souza era natural de Aliança, na Mata Norte. Ela estava grávida de três meses e deixou uma filha de três anos. "Ela era uma pessoa maravilhosa, trabalhadora, amava muito a filha, fazia de tudo para sua família", disse esta manhã a amiga e comadre da vítima, Priscila Adriana Vital da Silva, de 22 anos. De acordo com Priscila, Roseana trabalhava para a família há mais de um ano. O corpo dela foi sepultado no fim da tarde desta segunda no Cemitério Público São Francisco de Assis, em Aliança.

Fonte: Diário de PE.