quarta-feira, 29 de novembro de 2017

PARABÉNS EM DOSE DUPLA: Dois trabalhos do posto de Saúde do Jenipapo, zona rural de João Alfredo, estão entre os três melhores do estado de Pernambuco


O município de João Alfredo conquistou o segundo e terceiro lugares na II Mostra Pernambucana de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção à Saúde (DANT-PS). O resultado foi apresentado, nesta sexta-feira (24), no auditório do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no Recife, com a participação de 95 profissionais de 27 municípios.

Na ocasião, foram apresentadas experiências de 13 municípios (Gloria do Goitá, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Pombos, Casinhas, Cortês, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Nazaré da Mata, Passira, São Benedito do Sul e Timbaúba).

Foram premiados os municípios de Igarassu (1º colocado, com a experiência “Etilismo, agravos causados ao organismo e ao ambiente familiar”), João Alfredo (2º colocado, com “Incentivo à economia solidária” e também João Alfredo (3º colocado, com “Descobrindo os sabores das minhas primeiras frutinhas”).

Os dois trabalhos são desenvolvidos na Unidade Básica de Saúde da Comunidade do Jenipapo, que tem como enfermeira Anajara Marques, que desenvolve os programas.

O objetivo da Mostra de Vigilância de Doenças é motivar os profissionais do SUS dos municípios a compartilharem as experiências bem sucedidas.

A título de premiação, as três experiências mais votadas receberam uma declaração indicativa da colocação alcançada e três livros doados por instituições de ensino: Introdução às técnicas qualitativas de pesquisa aplicadas em saúde, Gestão em saúde pública: contribuições para a política e Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo.




Fonte: Secretaria Estadual de Saúde.