segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Motorista disse ser dependente químico e não lembrar do acidente . Ele teve prisão preventiva decretada


Segue ainda hoje para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, o estudante de Engenharia João Victor Ribeiro de Oliveira, de 26 anos, autuado em flagrante por duplo homicídio doloso e três lesões gravíssimas, com dolo eventual (quando assume risco de matar), após o acidente registrado na noite deste domingo no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife. Pena pode chegar a até 30 anos por cada morte.

A decisão foi anunciada pelos juízes Luiz Carlos Vieira e José Carlos Vasconcelos na audiência de custódia realizada no final da manhã desta segunda-feira no Fórum Joana Bezerra. O advogado de defesa renunciou ao caso e ele foi defendido por um defensor público.

Carlos Queiroz, amigo da família, foi o assistente de acusação.

"Acertadamente, o Ministério Público pediu a prisão preventiva e juiz decretou. Ele vai ser julgado dentro do devido processo legal, mas o fato é gravíssimo e ele deve ter a reprimenta forte do estado porque ele estava alcoolizado, em velocidade excessiva, tudo comprovado pelos autos e assumiu o risco de produizr as mortes que ele de fato praticou. Ele confessou o fato e a partir de agora vai ser custodiado no Cotel e vai responder pelo processo. Foi acatado 100% do que o Ministério Público, de converter esse flagrante em prisão preventiva em virtude que não houve nenhum vício e que ele foi acompanhado pelo advogado. Tem que receber uma reprimenda forte. Ele não confessou o uso de drogas, mas confessou o uso de Rivotril e de álcool. Disse que estaria bebendo desde as 13h. Foi frio e não demonstrou arrependimento. Ele alega que não tem consciência e depois que estava consciente. Eu acho que é uma estratégia de defesa. Ele diz que não lembra do acidente, mas que provalmevente estava indo para casa, estava completamente embreagado.O próximo passado, quando o Ministério Público oferecer a denúncia, vamos prosesseguir com o processo e que seja com o punho firme do estado", disse o advogado Carlos Queiroz, assistente de acusação.

O delegado Paulo Rameh, titular da Delegacia de Casa Amarela, ficará responsável pela investigação sobre o acidente de trânsito que deixou duas pessoas mortas e três feridas. A informação foi repassada esta manhã pela Polícia Civil de Pernambuco. O caso começou a ser apurado ainda na noite de ontem pelo delegado Ricardo Silveira, de plantão na Terceira Delegacia de Plantão da capital, no bairro de Santo Amaro, para onde o motorista apontado como suspeito de causador do acidente, foi levado após ser detido em flagrante.

João Victor Ribeiro de Oliveira, de 26 anos, condutor do carro Ford Fusion, foi submetido ao teste de bafômetro, que identificou uma concentração de 1,03 ml de álcool por litro de sangue, três vezes mais que o permitido. Durante o levantamento de documentos, foi identificado ainda que ele possuía mais de 10 multas referentes ao avanço de sinal e dirigir em alta velocidade. Ricardo Silveira acrescentou, no entanto, que não é possível afirmar se as multas registradas pelo veículo são de autoria do universitário, uma vez que o carro pertence ao pai dele. Ainda segundo o delegado, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não teria pontos registrados por infrações de trânsito. Silveira acrescentou ainda que o motorista teria dirigido cerca de 400 metros, da altura do cruzamento da Rua Cônego Barata com as avenidas Norte e Rosa e Silva.
 
Em depoimento ao delegado, o motorista disse ser dependente químico e não lembrar do que aconteceu. Segundo Ricardo Silveira, João Victor disse recordar apenas ter pego o carro do pai sem seu conhecimento. Ele foi autuado em flagrante por duplo homicídio doloso e três lesões gravíssimas e deverá, além de responder pelos crimes, pagar uma multa de, no mínimo, R$ 2.934,70, além de ter a carteira suspensa e o veículo retido. 
 
Durante a colisão, testemunhas afirmaram que o veículo dirigido pelo homem vinha em alta velocidade, quando girou na pista e atingiu o carro da família. João Victor chegou a ser atendido e levado à UPA da Caxangá para receber o socorro.

Fonte: Diário de PE.