quinta-feira, 12 de outubro de 2017

OAB Pernambuco entrega à Secretaria de Defesa Social diagnóstico sobre segurança pública no estado

Presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte, comenta o relatório da Comissão Especial de Segurança Pública (Cesp) ​
​com o
secretário
​estadual ​
de Defesa Social, Antônio de Pádua


O presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte, entregou na tarde desta quarta-feira (11) ao secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, o diagnóstico que a instituição produziu sobre a atual política de segurança pública em Pernambuco. Elaborado pela Comissão Especial de Segurança Pública (Cesp) da OAB-PE, após um amplo estudo de campo e de mapeamento de informações de diversas fontes, o documento traz, entre outros pontos, uma série de sugestões em diversas esferas para reduzir os números da violência no estado.
O material apresentado é resultado de sete meses de atividades ininterruptas por parte da Cesp. O grupo foi representado na reunião pelo presidente João Olímpio Mendonça, o vice Leonardo Oliveira e o membro Eduardo Dias da Silva Jordão Emerenciano. “Os trabalhos foram focados na identificação objetiva das causas da crise na segurança pública evitando-se a politização das discussões. Nesse sentido, a Comissão ouviu autoridades, especialistas e entidades relacionadas com a temática”, comentou João Olímpio Mendonça.

Entrega do relatório
​sobre segurança pública ​
a sec
​da SDS de PE:
Leonardo Oliveira, vice-pres. Cesp;
Ronnie Preuss Duarte, pres. OAB-PE;
Antônio de Pádua, sec. da SDS-PE;
João Olímpio Mendonça, pres. Cesp;
Eduardo Dias Jordão Emerenciano
​, membro da Cesp.




Entre as indicações do estudo relacionadas à Secretaria de Defesa Social estão a revisão do atual plano de segurança pública estadual, conhecido como Pacto pela Vida. O relatório propõe ainda iniciativas como instituir canais permanentes de diálogo com a sociedade civil organizada sobre temas relativos à questão, o aprimoramento do diálogo com as bases das carreiras policiais e o restabelecimento da mesa permanente de negociação entre o Governo do Estado e os órgãos que operam a segurança pública.
O secretário Antônio de Pádua agradeceu e reconheceu a importância da iniciativa da OAB-PE. Ele se comprometeu a encaminhar o diagnóstico para as equipes da área técnica na SDS a fim de identificar o que, se já não estiver em andamento, pode ser aproveitado pela gestão. O presidente Ronnie Duarte aproveitou para antecipar ainda que, no início de 2018, a OAB-PE realizará um Encontro Estadual de Segurança Pública.

Leia o relatório completo da OAB-PE.

Fonte: Assessoria de Comunicação OAB-PE.