terça-feira, 10 de outubro de 2017

João Afredo celebra 82 anos de emancipação valorizando cultura popular e buscando alternativas de renda no artesanato



Conhecida como 'a cidade feliz', como foi carinhosamente chamada por Frei Damião, João Alfredo comemora, nesta terça-feira (10), 82 anos de emancipação política. Para marcar a data, logo mais, a partir das 21h, haverá shows musicais com Amigos Sertanejos e Márcia Felipe.
 
A prefeita Maria Sebastiana, que faz um pequeno pronunciamento para abrir a festa, parabenizou a cidade por meio das mídias sociais.


"Parabéns, Cidade Feliz! Hoje acordamos em festa. Celebramos o aniversário de João Alfredo. São 82 anos de construção. Cada cidadão dando a sua parcela de contribuição e, assim, erguendo cada vez mais uma Cidade Feliz. O suor da nossa gente, agregado ao espírito empreendedor e somado ao sentimento do bem nos permite bater no peito e dizer: Sou joãoalfredense com orgulho. Quem bebe da nossa água sempre volta. Povo honrado e hospitaleiro, que contagia com a sua alegria. Assim, fazemos João Alfredo. Nesta data especial, renovo meu sentimento de amor por essa terra. Parabéns, João Alfredo. Esse é o meu, esse é o seu, esse é o nosso lugar!".

Logo pela manhã, houve salva de fogos e apresentação da banda musical Dom Bosco, que desfilou pelas principais ruas da cidade.


Ainda pela manhã, o padre Ailton Maciel celebrou missa na matriz de Nossa Senhora da Conceição.

As escolas locais também prestaram homenagem aos 82 anos de João Alfredo, realizando o desfile cívico, que este ano, teve como novidade, a participação dos pelotões militares do Exército e da Aeronáutica, que fará uma apresentação com aviões da esquadrilha da fumaça.

Após o desfile, aconteceu o corte do bolo de aniversário, oferecido por uma empresa do setor da panificação.


FESTIVAL - os 82 anos de emancipação de João Alfredo contou ainda com a realização do Festival de Cultura, que este ano, homenageou o jornalista, escritor e produtor cultural Dimas Santos. A marca principal do festival é a Feira do Artesanato e a valorização da Cultura Popular, sobretudo dos valores regionais.



A Feira de Artesanato é uma importante inciativa para estimular a geração de emprego e renda, e incrementar a economia local. São 40 stands com artesãos locais e convidados, que ganham uma oportunidade de realizar negócios e divulgar a arte que produzem.


Muitas peças são produzidas por famílias de baixa renda, atendidas pela Prefeitura, por meio de programas sociais de estímulo ao artesanato e inserção no empreendedorismo. 

"A nossa Feira de Artesanato se mistura ao clima da cultura popular. Uma combinação perfeita e que fortalece a economia local e regional", comemora a prefeita.

João Alfredo tem ainda a economia local fortalecida pelas tradicionais indústria moveleira e feira de gado, uma das mais importantes do interior do estado. 



Fotos: Divulgação / Facebook. 
Da Redação, com informações da Blog de Dimas Santos / Facebook perfil Maria Sebastiana