“O Brasil, hoje, necessita de homens e mulheres que, cheios de esperança e firmes na fé, deem testemunho de que o amor, manifestado na solidariedade e na partilha, é mais forte e luminoso que as trevas do egoísmo e da corrupção”, refere o pontífice.
Francisco recorda a sua passagem pelo santuário mariano brasileiro em 2013, altura em que manifestou o desejo de estar em Aparecida neste ano jubilar.
“A vida de um Papa não é fácil. Por isso, quis nomear o cardeal Giovanni Battista Re como delegado pontifício para as celebrações do dia 12 de outubro. Confiei-lhe a missão de garantir assim a presença do Papa entre vocês”, explica.
A mensagem deixa um apelo à esperança, sobretudo perante “as situações de desespero”, e à vivência dos valores da “espiritualidade, na generosidade, na solidariedade, na perseverança, na fraternidade, na alegria”.
“Que essa alegria que irradia dos seus corações transborde e alcance cada canto do Brasil, especialmente as periferias geográficas, sociais e existenciais que tanto anseiam por uma gota de esperança”, deseja, antes de sublinhar que um cristão “nunca pode ser pessimista”.
Já esta quarta-feira, o Papa tinha sido assinalado no Vaticano os 300 anos de Nossa Senhora de Aparecida e rezou pelo Brasil, falando num “momento difícil” para o país.
“A história dos pescadores que encontraram no Rio Paraíba do Sul o corpo e depois a cabeça da imagem de Nossa Senhora, e que foram em seguida unidos, lembra-nos que neste momento difícil do Brasil, a Virgem Maria é um sinal que impulsiona para a unidade construída na solidariedade e na justiça”, declarou, durante a audiência pública semanal, na Praça de São Pedro.
CONFIRA O VÍDEO:
Francisco nomeou o cardeal Giovanni Battista Re como seu legado para as celebrações do terceiro centenário do encontro da imagem de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil.
O enviado especial entregou, em nome do pontífice, uma Rosa de ouro como símbolo da devoção do pontífice “à rainha do Brasil e do seu afeto ao povo brasileiro”.
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, considerado o maior dedicado a Maria, localiza-se no Vale do Paraíba, no eixo Rio de Janeiro – São Paulo – Minas Gerais.
A imagem ali venerada foi encontrada em 1717 por três pescadores, que no porto de Itaguaçu viram nas suas redes o corpo de uma estátua partida, na altura do pescoço e, num segundo momento, a cabeça: juntando as duas partes, viu-se que se tratava da Senhora da Conceição.
Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de ‘Aparecida’, nome consagrado pela devoção popular, que a levou a ser proclamada rainha (1904) e padroeira do Brasil (1930), sendo o santuário declarado de âmbito nacional (1984).
João Paulo II visitou Aparecida em 1980 e Bento XVI em 2007.
Foto: Agência O Globo
Fonte: Agencia Ecclesia.