quarta-feira, 13 de setembro de 2017

HISTÓRIA: Vaquejada de Surubim, a mais atiga do Brasil, ganha primeiro livro


A história da vaquejada de Surubim ganha, na noite desta quarta-feira(13), ganha a primeira obra impressa: o livro Memória das Vaquejadas de Surubim – A História da Vaquejada mais antiga do Brasil, traz a compilação de documentos, entrevistas e de todo resultado fruto de 13 anos de pesquisa do autor, o artista plástico e editor do jornal Correio do Agreste, Fernando Guerra.

“Memória das Vaquejadas demonstra com documentação e depoimentos que a vaquejada de Surubim é a mais tradicional e antiga entre todas as existentes no país. Igualmente, não se tem registros de que outra delas tenha começado anteriormente, o que coloca Surubim num plano de pioneirismo nacional”, afirma o autor.

Com prefácio do imortal José Nivaldo Júnior, na obra, a vaquejada de Surubim foi dividida em três ciclos: o primeiro compreende o seu começo, no ano de 1937 até 1942 quando ela foi proibida pelo juiz de Direito, Dr. Oscar Loureiro. O segundo, tem início em 1949 e encerra-se em 1971. A narrativa termina em 1972 quando é inaugurado o Parque J.Galdino. “Pesquiso os dois primeiros ciclos. No terceiro deles tem início a profissionalização das vaquejadas. É uma outra história”, explica Guerra.

O lançamento acontece neste quarta-feira (13), a partir das 20h, no restaurante Capitu, no Centro da cidade. Nesta quinta-feira (14), no mesmo horário, será a vez de apresentar a publicação ao público do Parque J. Galdino, dentro da programação de 80 anos da Vaquejada de Surubim, com  apresentação da dupla Sirano e Sirino.

Fonte: Correio do Agreste.