sábado, 30 de setembro de 2017

Bike PE apresenta crescimento com novo sistema de compartilhamento


Os primeiros 15 dias de operação do novo Bike PE já apresentaram números expressivos na quantidade de compartilhamentos e usuários. O sistema, implementado no dia 11 de setembro, com a inauguração das 20 primeiras estações na Região Metropolitana do Recife (RMR), já contabilizou mais de dois mil empréstimos de bicicletas. E o melhor: o projeto atingiu a marca de 800 novos usuários cadastrados em apenas duas semanas.

Tais números representam um novo olhar da população em relação ao sistema. “Ficamos muito satisfeitos com essas duas primeiras semanas do novo sistema de compartilhamento, considerado um dos melhores do mundo. Os números estão aí para mostrar que o Bike PE vai se consolidando como uma ótima alternativa sustentável à mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife. Daqui para o final do ano, pretendemos estar com todo o sistema funcionando perfeitamente”, comentou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

Até o momento, foram instaladas as primeiras 20 estações e há 200 bikes disponíveis para uso. Gradativamente, novas instalações estão sendo feitas e, ao fim do ano, a meta é que todas as 80 estações, 800 bicicletas e 1.600 vagas estejam prontas para serem utilizadas pela população. A expectativa é de que, à medida que o projeto se firme, as mudanças provoquem um aumento de 20 mil viagens por mês para 80 mil viagens mensais com as novas bicicletas compartilhadas.

Ainda sobre os números desses primeiros 15 dias de novo Bike PE, percebeu-se que a maioria dos compartilhamentos foi realizada durante a semana. Segundo dados da gestora do projeto, a Tembici, 56,52% dos usuários utilizaram as “magrelas” de segunda a sexta-feira, enquanto 43,48% optaram por pedalar nos finais de semana. Na pesquisa, foi constatado que as estações com maior fluxo foram Paço Alfândega, Casa da Cultura, Parque Treze de Maio, Obelisco Aurora e Praça do Arsenal.

Fonte: Assessoria de Imprensa.