quinta-feira, 20 de julho de 2017

Barragens cheias na Zona Rural de Caruaru trazem alegria para agricultores

Vila Rafael
Após passar pelos serviços de manutenção realizados pela Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, no primeiro semestre, as barragens municipais acumulam água e beneficiam moradores.
  
As chuvas que caíram sobre Caruaru nos últimos meses trouxeram de volta a alegria para as pessoas da Zona Rural do município. A seca deu lugar ao verde, que hoje predomina a paisagem e agora, o que se vê por lá, são os barreiros cheios e os agricultores felizes com a fartura das plantações.
  
Tendo em vista o período chuvoso que se aproximava, a Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural de Caruaru realizou no primeiro semestre deste ano, todos os serviços de manutenção necessários nas barragens municipais para poder acumular a água da chuva.
  
O planejamento deu certo e barragens como as das vilas do Rafael e de Serrote dos Bois já são uma realidade que beneficiam as famílias locais. Seu Ivanildo da Silva acompanhou a limpeza da Barragem de Serrote dos Bois, que fica praticamente no quintal da casa que ele mora com a família.

O aposentado viu a execução dos serviços de limpeza e aprofundamento da calha realizados no local em fevereiro, que não eram feitos há mais de 20 anos. “Aqui tava tudo abandonado, era só lama. Eu nunca tinha visto fazer um serviço completo desse, com máquinas. Depois da limpeza tem água pra gado e plantação, é uma riqueza”, declarou Ivanildo.


Na Vila do Rafael, há 15 anos a barragem local não passava pelos serviços de manutenção e limpeza. As intervenções foram iniciadas em primeiro de fevereiro e no dia 12 já estavam concluídas. Agora com água acumulada, os moradores podem contar com a barragem para abastecer as residências.

“Antes era muita sujeira, não acumulava água direito por que ninguém limpava a barragem. Hoje em dia tem água e é limpa, dá pra lavar roupa, tomar banho. Dá pra me virar com meus dois meninos”, comentou a autônoma Edilene dos Santos, que mora próximo à barragem da Vila do Rafael.

Serrote dos Bois / FOTOS: Janaina Pepeu





FONTE: Assessoria de Imprensa