terça-feira, 30 de maio de 2017

SURUBIM: "Governo Ana Célia é elitista, de auditório, picuinha, mesquinho e de fofoca", avalia vice prefeito, Guilherme Nóbrega



A gestão da prefeita de Surubim, Ana Célia Cabral(PSB) foi surpreendida ao receber uma avaliação bem crítica do vice-prefeito, Guilherme Nóbrega(PSB).

De acordo com um áudio que vazou nas mídias sociais, nesta segunda-feira(29), compartilhado por diversos grupos formados por partidários e por integrantes da gestão, e enviado para nossa reportagem, o vice, abandona o perfil discreto, e tece severas críticas ao perfil da gestão, adotado pela prefeita:

"Está se tornando um governo elitista, um governo de auditório, um governo de picuinha, mesquinho, de fofoca, isso eu já tive oportunidade de dizer a Ana Célia, e não faço questão nenhuma que ela saiba disso. Um governo distante do povo", opina Guilherme Nóbrega.

O áudio foi possivelmente gravado antes do dia 10 de abril, uma vez que o vice se refere aos 100 dias da gestão, embora já mostre desânimo com o futuro da administração, dizendo que 'não há mais o que fazer':

"Está se pintando cem dias de governo, ela não disse ainda ao povo daqui a que veio. Não tem um calçamento sendo feito, não tem nada. São cem dias de governo e não tem mais o que fazer", afirma.

Guilherme Nóbrega também defende o estilo populista do pai, Flávio Nóbrega, ex-prefeito, duas vezes pelo PT:

"A gente sempre teve uma gestão muito participativa. Por exemplo, no dia da mulher a gente não se escondia na Câmara de Vereadores. Pegava as três comunidades mais pobres, mas carentes, por aqui precisa desse 'carinho', levava dois, três bolos de um metro e meio, dois metros... amanhecia lá, dando uma rosa, dando um brinde, um sorteio, o bolo, cumprimentando, dando um abraço. A gente sempre construiu essa identidade", relembra.

O vice prefeito frisa que o bom desempenho eleitoral do pai nas urnas, seja quando disputou a Prefeitura de Surubim, ou quando apoiou candidatos:

"A gente entrou na quarta eleição aqui em Surubim. Meu pai, a primeira. Ela foi vice [na chapa adversária], perdeu. Meu pai ganhou. Segunda, ela foi candidata a prefeita, meu pai ganhou. Meu pai 'botou' o sucessor, que era Tulio. Veio ela, ganhou", frisa.

Mesmo tendo emitido a opinião antes dos 100 dias de governo, o vice já deixa claro a dispersão entre os socialistas ligados ao pai dele, Flávio Nóbrega, e os da prefeita, Ana Célia. Embora o termo "opositores" não apareça, a frase sugere claramente que os ex-petistas acham que são vistos como possível oposição aos novos companheiros socialistas.

O vice já aponta possíveis prejuízos políticos no futuro, para ele e para o pai, por ter se unido ao projeto de Ana Célia:

"É tanto, que se fizer uma pesquisa hoje, meu pai 'tá' na frente e não tem discussão nenhuma... por isso, que há esse ciúme natural do nosso grupo, porque vê a gente como possível...[inaudível]...e a gente sabe que a gente vai ter um ônus político muito grande".


Ainda não se sabe como as declarações do vice serão digeridas pela prefeita e pelos integrantes da gestão. Desde o início do governo,  Ana Célia e Guilherme Nóbrega sempre apareceram juntos nos principais compromissos da agendas dela, certamente para frisar a imagem de união dos dois grupos.

Agora, resta saber se as declarações do vice serão encaradas não como crítica ou fogo amigo, ou como autocrítica da gestão, de um importante integrante dela.

Autocrítica sempre ajuda, claro, mas é preciso humildade para assimilar o feedback interno e corrigir possíveis desacertos ou promover ajustes. 

É preciso aguardar algum tempo, para saber se as colocações de Guilherme Nóbrega serão colocadas como "um mal entendido" ou se vão incluir a desconfiança na relação entre prefeita e vice, ou mesmo causar algum distanciamento entre os grupos de Ana Célia e de Flávio Nóbrega. Tanto a prefeita, quanto o vice precisam comentar ou mesmo esclarecer as declarações.

Confira o Áudio compartilhado nas mídias sociais:



Fonte: Da Redação / WhatsApp / Youtube.