sábado, 13 de maio de 2017

Histórias inusitadas dos municípios pernambucanos são reveladas no segundo livro da escritora surubinense Fátima Almeida


Um livro cheio de boas e curiosas histórias, ocorridas em vinte municípios do interior pernambucano, será lançado, neste sábado (13), pela escritora surubinense Fátima Almeida.

Com prefácio do escritor imortal José Nivaldo Júnior, e apresentação do escritor e ensaísta Lucilo Varejão Neto, "Pernambuco: cidades e curiosidades" resgata fatos locais que embora tenham repercutido bastante, dificilmente estariam nos livros tradicionais ou oficialistas de História.

"Não são causos, são acontecimentos da história local dos lugares, fatos curiosos, mas que realmente aconteceram, é um trabalho de pesquisa", revela a autora.



CANGAÇO EM SURUBIM - em "Avareza", Fátima Almeida resgata a passagem do cangaceiro Antônio Silvino por Surubim, que fez uma 'coleta' entre comerciantes e fazendeiros, e por pouco, não matou um deles, muito avarento.

"Lampião atuava muito no Sertão, e Antônio Silvino, no Agreste. Então, nesta coleta, um fazendeiro rico, porém avarento, de Surubim se recusou a dar dinheiro ao cangaceiro. Um outro fazendeiro, que 'recebia' Antônio Silvino aqui, emprestou o dinheiro ao amigo para não ver o cangaceiro sangrá-lo. Antes de se livrar da morte, no entanto, o 'beneficiário' informou que não pagaria o empréstimo", conta a autora.

Outro fato presente de Surubim, é o "Futboi", "essa modalidade esportiva, envolvendo vaqueiro e gado, que só acontece aqui, no período da vaquejada".

REGIÃO - a autora resgata ainda a atuação de "Tata Parteiro", no município de Casinhas, que trabalhava com os dois extremos da vida, o nascimento e a morte. Além de fazer partos, ele rezava em velórios.

"O fato de um homem fazer partos na região já era inusitado, pela época. Quando morria alguém, ele também fazia uma reza, que durava a noite toda, chamada de 'incelência', assim mesmo, que as pessoas da época lembram e contam".

A chegada dos protestantes em Bom Jardim teve clima de 'guerra santa'. A reação de católicos foi extrema, havendo ataques e 'combates' noturnos que acabaram inclusive em morte.  
    
MAIS CIDADES -   Em Quipapá "as pessoas contam que o fato mais marcante na cidade é o caso de padre que assassinou um bispo.

Já "o diabo foi julgado e condenado, em Floresta", no Sertão.

Em Escada, havia uma ponte em que as pessoas iam lá chorar suas mazelas nos dias de feira e ficou conhecida como a "ponte chora miséria", que foi demolida, mas foi fato".

Em Caruaru, "o abastecimento d'água tem início com 'Antônio Menino', que contrariou engenheiros, e embora não tenha dado tão certo a ideia dele, a história da água lá teve inicio com ele".

Um livro é o principal destaque da história que evidencia Gravatá. Lançado originalmente com o título "Canalhas de gravata", por um escritor recifense, não emplacou na capital. "Alguém deu a sugestão para ele colocar um acento gráfico e lançar por lá... então "Canalhas de Gravatá" foi um sucesso de vendas na cidade, e só depois as pessoas percebiam que o conteúdo não tinha a ver com o município".

OUTRAS EDIÇÕES - o livro já surge com a demanda de um novo projeto, com a inclusão de histórias inusitadas de outros municípios.

"Como são muitos municípios, não caberia todos em um livro, então, reunimos vinte cidades. Já temos outras histórias reunidas e estamos seguindo coletando outras para um próximo trabalho", antecipa a autora.

Este é o segundo livro da escritora Fátima Almeida, autora de "Vitrine do Tempo", com poesias.

"Pernambuco, Cidades e Curiosidades" será lançado no Angel Recepções, em Surubim, a partir das 20h deste sábado(13). No Recife, o lançamento acontece no próximo dia 24, na sede da União Brasileira dos Escritores - UBE-PE, no bairro do Pina.

Da Redação.