quarta-feira, 3 de maio de 2017

Célia Sales assume prefeitura de Ipojuca. Campanha teve mesmo jingle da xará, Ana Célia, e apoio de militantes que perderam em Surubim


Eleita no dia 2 de abril com 55,2% dos votos, a prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), foi empossada nesta terça-feira (2), durante cerimônia realizada na Câmara Municipal de Ipojuca. Depois de assumir o cargo, a administradora do município afirmou que a saúde e a segurança serão as primeiras áreas a serem priorizadas em sua gestão.

“A primeira coisa é reabrir o Hospital de Ipojuca, que foi fechado [desde 2016]. A saúde está muito precária e a segurança também. Por isso, a nossa ideia é dar um reforço na segurança, porque Ipojuca é considerada uma das cidades mais violentas. Isso me preocupa muito”, comentou a prefeita, após a solenidade da posse.

Em dezembro de 2016, as eleições para a prefeitura do município, realizadas em outubro do mesmo ano, foram anuladas porque o candidato vencedor, Romero Sales (PTB), marido de Célia, teve o registro cassado. Na época, segundo nota postada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os ministros julgaram o candidato inelegível para concorrer às eleições por improbidade administrativa.

De acordo com o TSE, ele havia sido apontado como responsável por dano ao erário e prática de enriquecimento ilícito por causa de uma viagem que fez a Foz do Iguaçu (PR) para um congresso, em 2008, como vereador do município. Dessa forma, o vereador Ricardo José (PTC), presidente da Câmara Municipal de Ipojuca, assumiu a prefeitura interinamente desde o mês de janeiro de 2017. (G1)


DETALHE - a campanha da então candidata Célia Sales teve a participação de militantes de Surubim, liderados pelo ex-prefeito Tulio Vieira.

Após perder a disputa da reeleição para a candidata do PSB, Ana Célia, ele deixou o PT e se filiou ao PTB do senador Armando Monteiro, mesmo partido da prefeita de Ipojuca.

O grupo chegou a postar fotos nas mídias sociais, festejando a vitória da candidata petebista, xará da prefeita de Surubim.

Mas como campanha eleitoral normalmente é franqueada, no melhor estilo 'velho guerreiro', do 'nada se cria, tudo se copia', a campanha da Célia (de Ipojuca) contou com o mesmo jingle da campanha da Célia (de Surubim).

No interior, existe a estranha tradição dos eleitores do candidato vencedor comemorar ao som dos jingles da campanha derrotada.

Neste caso, ocorreu algo inusitado, quando os militantes que perderam em Surubim e 'migraram' para o litoral ipojucano, foram 'tirar a ressaca eleitoral', tendo com trilha justamente o jingle que embalou a vitória da adversária.

Gesto nobre e democrático. Rir da própria desgraça é uma forma muito sofisticada de bom humor.

FRANQUIA - Confira o jingle da campanha de Célia Sales, em Ipojuca:


Fotos: Facebook/reprodução
Da Redação / G1-PE / Youtube