quarta-feira, 12 de abril de 2017

PM proíbe batalhões do interior divulguem fatos considerados 'negativos'


Assassinatos, assaltos ao comércio, carro roubado, cidadão assaltado ou qualquer outra ocorrência que possa ser considerada negativa ou que repercuta mal, ocorridas no interior, não serão mais enviadas oficialmente à imprensa.


A Polícia Militar de Pernambuco proibiu os batalhões do interior de divulgarem a resenha policial com todas as ocorrências das últimas 24 horas, para os veículos de imprensa. Diariamente, o material enviado, é lido pelos locutores das rádios e divulgado nos blogs com pauta mais policial.


Entretanto, de acordo com a circular, da diretoria do Interior da PM, os batalhões devem repassar à imprensa, apenas " informações positivas", a exemplo de "apreensão de armas, de drogas, prisão de homicidas, traficantes, assaltantes etc.), apenas para divulgar os "trabalhos executados pela PMPE, junto à sociedade", diz o ofício assinado pelo coronel José Flávio Morais.

Ainda de acordo com o texto, "está terminantemente proibido o repasse diretamente para imprensa da resenha diária da forma como é elaborada", sem cortes. A determinação prevê que o material completo passe por uma censura prévia, para "que ocorram os ajustes", vetando "os dados que não sejam de interesses de todos", no caso, a PM, como se os índices da violência no interior fossem compatíveis com os dos contos de fada.


Da Redação.