terça-feira, 11 de abril de 2017

Açude de Boqueirão recebe águas do ´Velho Chico´ na próxima quarta-feira


O Ministério da Integração Nacional anunciou para próxima quarta-feira (12), pela manhã, a solenidade oficial para marcar a chegada das águas no Rio São Francisco ao açude Epitácio Pessoa ou Boqueirão, como é popularmente conhecido.


VÍDEO: Ministro Helder Barbalho postou um vídeo nas mídias sociais está convidando os paraibanos para a solenidade: 


Eixo Leste do Projeto São Francisco, em Sertânia(PE), atinge capacidade plena em volume de água


A última estação de bombeamento (EBV-6) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Sertânia (PE), está funcionando com os dois conjuntos de moto-bomba da estrutura.

Com isso, o empreendimento começou a fornecer, desde o último fim de semana (1º e 2 de abril), o volume máximo de água para o leito do rio Paraíba, em Monteiro (PB).

O objetivo é garantir que o 'Velho Chico' chegue mais rápido ao reservatório Boqueirão (PB), localizado em Campina Grande (PB) e assim atender, aproximadamente, 716 mil pessoas em 18 cidades ao longo do manancial ainda neste mês de abril.

Com a operação simultânea das duas bombas, o Projeto São Francisco está fornecendo à Paraíba capacidade máxima de 9 metros cúbicos por segundo.

VÍDEO (institucional) : Vazão da água que sai do açude de Camalaú sentido a Boqueirão 


As águas do 'Velho Chico' passaram do reservatório Camalaú, no município de mesmo nome, no dia 30 de março, e seguem o curso do rio Paraíba até o açude Epitácio Pessoa (Boqueirão).

VÍDEO (institucional) : Vista Aérea - Águas do São Francisco próximo a Boqueirão

As populações de Sertânia e Monteiro já são beneficiadas pelo Projeto São Francisco. Ao todo, o Eixo Leste vai beneficiar 4,5 milhões de pessoas em 168 municípios que sofrem com o longo período de seca e estiagem nos estados de Pernambuco e da Paraíba.

Com 217 quilômetros de extensão, o Eixo Leste é composto por canais, seis estações de bombeamento, cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios. As estruturas de engenharia passam pelos municípios pernambucanos de Floresta, Betânia, Custódia e Sertânia, chegando a Monteiro, na Paraíba.

VÍDEO (institucional) : Águas do São Francisco próximo a Boqueirão


Fontes: com informações do Paraíba On Line / Assessoria de Comunicação Ministério da Integração Nacional / Youtube.