domingo, 19 de março de 2017

Surubim celebra São José com esperança na chegada da chuva

MULTIDÃO : Todos os anos, milhares de fiéis acompanham a procissão com a imagem do Santo

Hoje é um dia muito importante para o povo nordestino: 19 de março, dia de São José, o padroeiro da chuva. Pela crença popular, se chover no dia do Santo, o ano vai ser de inverno bom. 

Em Surubim, de acordo com o Instituto Nacional de Metereologia - INMET, este domingo será tempo nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas, em Surubim e região. 

A Agência de Águas e Climas de Pernambuco - Apac, também prevê que o dia de São José terá apenas chuva rápida e de forma isolada, no Agreste.Temperatura estável:  mínima de 20°, máxima de 35°.

Na programação religiosa, às 16h, acontece a tradicional procissão de São José, que percorre as principais ruas da cidade. Logo após, acontece uma missa, com animação litúrgica do grupo Arautos Dei.

E para pediri chuva para o Nordeste, neste dia de São José, rezadeiras do interior de pernambucano se reuniram, há dias, com o santo nas mãos e de olho no céu.
Essa é a maior seca em Pernambuco dos últimos 80 anos. Em Dormente, no Sertão, onde estão as rezadeiras, não chove há 1 ano. Veja a matéria completa, exibida pelo Jornal Hoje, da TV Globo:

VÍDEO: 


Fonte: Da Redação, com informações de Globo.com / Youtube / Inmet / Apac.