quinta-feira, 16 de março de 2017

Gestão Ana Célia tem primeira baixa na equipe


A pouco mais dois meses e meio do inicio da gestão, a prefeita de Surubim, Ana Célia Cabral (PSB), teve a primeira baixa na equipe, justamente em um dos setores mais estratégicos: a comunicação. O jornalista Linduarte Júnior deixou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, alegando estar sendo "impedido de seguir na implantação de um trabalho realmente profissional da área".

O jornalista distribuiu nota de esclarecimento (confira abaixo) justificando a saída. No texto, o ex-assessor informa que a saída foi provocada por "iniciativas e fatos alheios ao universo do jornalismo e da comunicação", sem entrar em detalhes sobre a motivação da saída. Os bastidores dessa inesperada baixa na equipe ainda podem ser revelados: "em tempo hábil, darei explicações sobre o episódio", afirma.  

A escolha de técnicos para compor a equipe repercutiu bem na formação do governo Ana Célia. Ex-assessor de imprensa da ex-deputada federal e ministra do TCU Ana Arraes, Linduarte Júnior atuou na linha de frente da campanha de Ana Célia. Profissional respeitado na área, também atuou na iniciativa privada, como produtor de jornalismo da rádio CBN Recife. 

Embora o período seja muito curto para se avaliar a gestão como um todo, ou para se cobrar resultados práticos das secretarias, é tempo mais do que suficiente para reconhecer o trabalho diferenciado, ético e técnico, que o profissional vinha realizando na Prefeitura de Surubim.

Agregador, o assessor estabeleceu uma sintonia bastante respeitosa e igualitária com todos os veículos locais de comunicação. Começou a profissionalizar o setor, produziu material de qualidade e conquistou espaços importantes na mídia, dando visibilidade à gestão Ana Célia.

Mas quebrar paradigmas é sempre muito complicado. Contraria interesses (às vezes de empresas), posturas viciadas e conceitos equivocados, mas implantados e estabelecidos. Em Comunicação, especificamente, não é nada fácil, uma vez que 'todo mundo opina e sabe tudo', mesmo sem qualquer formação ou embasamento técnico. 

O fato é que, neste momento de crise, com os Municípios com dificuldades e a classe política com a credibilidade em xeque, profissionalizar a Comunicação institucional das Prefeituras, sobretudo as do interior, é essencial para potencializar as administrações e preservar e fortalecer a imagem dos gestores. 

A Prefeita de Surubim, Ana Célia Cabral (PSB), ainda não se manifestou sobre a saída repentina do assessor de Comunicação. 

Confira o texto distribuído para a imprensa local, assinado pelo jornalista Linduarte Júnior: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO:
AFASTAMENTO PREFEITURA DE SURUBIM Prezados amigos da imprensa e blogueiros de Surubim, Comunico a todos e a todas que não ocupo mais a função de Diretor de Comunicação da Prefeitura de Surubim. Iniciativas e fatos alheios ao universo do jornalismo e da comunicação, levaram à essa decisão, impedindo-nos de seguir na implantação de um trabalho realmente profissional na área. Esclareço, ainda, que em tempo hábil, darei todas as explicações sobre o episódio aos amigos e amigas da imprensa. Desde já, agradeço a atenção e o carinho que todos sempre tiveram com o trabalho que realizamos. Um forte abraço, Linduarte Júnior.

Da Redação.