quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Pela primeira vez, mulheres lideram bancadas de situação e oposição na Câmara de Vereadores do Recife


Duas mulheres comandam, pela primeira vez na história, as bancadas do governo e da oposição na Câmara de Vereadores do Recife. A sessão legislativa inaugural da 17ª Legislatura da Casa José Mariano, nesta quarta-feira (1º), foi marcada pelo encontro das duas líderes. Aline Mariano (PMDB) está à frente do grupo que apoia o prefeito Geraldo Julio (PSB) e Marília Arraes (PT) é do bloco contrário ao gestor municipal. 

Aline Mariano lidera grande parte dos vereadores do Recife. Dos 39 parlamentares, 31 integram base do governo municipal. Marília Arraes comanda a oposição, que tem seis integrantes.

Um representante do PSDB e outro do PSL são considerados de oposição, mas não fazem parte desse bloco oficialmente. Na última eleição, a Câmara do Recife teve uma renovação de 40%.

A partir deste ano, o regimento interno da Câmara determina que os salários dos parlamentares serão descontados em caso de faltas. Na primeira sessão, todos os 39 representantes dos partidos na Casa estavam no plenário. O novo presidente do Legislativo do Recife é Eduardo Marques (PSB).

No primeiro dia como líder da bancada de oposição, Marília Arraes salientou ao fato de, pela primeira vez, duas mulheres comandarem as bancadas no Recife. Segundo ela, apesar de haver pouca representatividade das mulheres da cidade no Legislativo, as duas serão protagonistas, como nunca aconteceu antes. "Vamos fazer um projeto para a cidade", afirmou.

Aline Mariano transmitiu votos de sucesso para a líder da oposição. "Pretendemos levar em consideração as reivindicações da liderança de opostição", declarou.

Fonte: G1