A dona de casa Eronilda Josefa conhece na própria pele o sofrimento de conviver com a falta d'água diariamente. Mãe de três filhos, ela mora na comunidade quilombola de Brejinhos, zona rural de João Alfredo.
A exemplo de milhares de mães de família, moradoras das regiões afetadas pela seca, por diversas vezes, ela já teve que botar a 'lata d'água na cabeça' para garantir o abastecimento da casa.
"Saia de casa e ia buscar na lata, onde tivesse. Com certeza, agora, melhorou muito, porque acabou esse negócio de carregar água na cabeça", comemora.
A melhoria a qual a dona de casa se refere, foi a instalação do Sistema Simplificado de Abastecimento d'Água de Brejinhos, inaugurado pela Prefeitura de João Alfredo, que capta água de um poço artesiano, leva para um reservatório e garante água encanada para todas as casas da comunidade.
"É uma 'pequena' obra, mas de grande significado", sintetizou o vice-prefeito Zeca Falcão, durante a solenidade de inauguração, prestigiada pelos moradores.
A dona Givanilda Luzinete nasceu em Brejinhos e, há 37 anos convivia com as dificuldades da falta d'água. Ela destaca que o importante do sistema é garantir água para todos. "Agora é ligar o registro e mandar água para todas as casas. Com água em casa, a vida da gente se renova, porque com água numa casa á gente pode fazer tudo", afirma.
O casal Edson Vieira e Marinete Severina de Souza moram do Sítio Oiteiro, comunidade vizinha, que também recebeu um Sistema de Abastecimento Simplificado d' Água, e fez questão de prestigiar a inauguração.
"Fica mais fácil, principalmente porque ninguém mais precisa comprar água. Acabou essa despesa. Agora as pessoas ficam até com dinheiro para comprar reservatório, para guardar água direitinho", diz a dona de casa. "Melhora muito também a questão da saúde dos moradores", completa ele.
GRATIDÃO - a prefeita Maria Sebastiana destacou a força da comunidade na importante conquista da água e anunciou novas ações da Prefeitura na localidade.
" Eu estou super feliz e grata pela oportunidade de cumprir minha obrigação de prefeita. Fico muito feliz porque 300 famílias agora vão poder contar com água encanada. Fico feliz porque as mulheres vão poder abrir a torneira e ter água, uma água que é para atender a todos. Aqui em Brejinhos, a comunidade, principalmente com a Escola Heliodoro Gonçalves, tem tido um papel importante na luta para melhorar a vida do povo. Vamos, até a primeira quinzena de abril, melhorar a iluminação pública e deixar a praça da comunidade organizada, e desde já vou pedir a parceria de todos para nos ajudar a manter o espaço e fiscalizar para não que se quebre nada. Até julho, o posto de Saúde vai receber novos equipamentos, e no próximo ano, vamos construir a quadra de esportes da comunidade, porque o povo sabe que, juntos somos fortes", afirmou.
SALÁRIOS - ainda em Brejinhos, a prefeita Maria Sebastiana anunciou que, mesmo com a crise, João Alfredo vai manter a tradição de realizar o Carnaval e anunciou o pagamento do mês de fevereiro dos servidores para esta quinta (23).
"Com muito empenho, estamos realizando obras e mantendo a Prefeitura de João Alfredo com as contas pagas e as finanças organizadas, sempre com muita responsabilidade. É claro que neste momento de crise, não temos condições de gastar muito com o carnaval, mas com parcerias, vamos fazer a tradição de João Alfredo de fazer um lindo Carnaval, aqui na região, com muita paz e alegria. E também, antes do carnaval, no dia 23, vamos fazer o pagamento de fevereiro do funcionalismo. Na quinta feira, antes do carnaval, o salário do servidor está na conta", completou a prefeita.
Fonte: Assessoria de Imprensa