sábado, 11 de fevereiro de 2017

CARNAVAL: Tradição do "vermelho e preto, no Sport Club" , renasce com I Baile Municipal de Surubim


O carnaval de Surubim tem história e tradição. Embora, nos últimos anos, a cidade tenha se tornado um deserto, durante o período da folia, foram muitos carnavais festejados por aqui. A folia tradicionalmente começava com o ' Baile Vermelho e Preto', promovido pelo Sport Club de Surubim, e depois tomava conta das ruas da cidade. Mas desde a década de 1990, a festa no clube deixou de ser realizada.

A noite deste sábado (11), no entanto, marca o resgate das tradições carnavalescas, com o I Baile Municipal, realizado pela Prefeitura de Surubim, no mesmo Sport Club. O evento tem sucesso de público garantido, com a venda antecipada de todas as mesas e pela boa procura de ingressos, vendidos a R$ 30,00.

"Meu pai [carpinteiro e construtor Pedro França] montava uma espécie de estrutura em cima de um carro, e saia tocando, ali em cima. Como o centro de Surubim só tinha 'quatro ou cinco' ruas, quando a gente passava duas ou três vezes, pela mesma rua, todo mundo já ia no embalo. Quando fui presidente do clube, a tradição do 'vermelho e preto' ficou inviabilizada, principalmente porque as pessoas simplesmente não 'comprovam a mesa', alegando que iam passar o carnaval na praia. Considero essa retomada importante, com o Poder Público, investindo no resgate do nosso carnaval", afirma o médico Carlos França, que se faz uma participação, com os irmãos, entre as apresentações musicais no evento desta noite.     

O presidente do clube, empresário Fernando Brito, incentivador e defensor da cultura de Surubim, destaca que este além de ser o primeiro Baile Municipal, é também uma retomada da tradição do carnaval local, marcada sobretudo pelo 'baile do Sport'. "Surubim sempre teve a cultura do 'baile de salão'. O Vermelho e Preto, do Sport Club, no carnaval,  marcou com Nilson Mota e também aconteceu na época de Carlos França. Agora, essa parceria, sedemos com muita satisfação as instalações do clube para a Prefeitura realizar o primeiro Baile Municipal de Surubim, em nome do resgate de nossas tradições. A ideia é exatamente essa, valorizar nossa cultura. A repercussão tem sido muito positiva", frisa.

TRADIÇÃO - a realização do I Baile Municipal de Surubim, no Sport Club, traz a lembrança dos antigos carnavais da cidade e abre a possibilidade de renovar a festa valorizando a cultura. 

"A história de Surubim está diretamente ligada aos grandes bailes do Sport Clube. É poca da emoção de dançar de rosto colado, de reencontrar grandes amigos e de paquerar. Parabenizo os idealizadores da festa deste sábado e desejo que ela venha a fazer parte do nosso calendário de eventos", afirma a escritora Fátima Almeida.

O músico Alonso Neto, frisa a importância de se estender o apoio aos pequenos grupos da cultura popular. "Vejo com satisfação qualquer iniciativa que valorize qualquer vertente da cultura popular, não só com a realização de um baile de carnaval, mas também a ajuda aos pequenos grupos que fazem essa grande festa, mas sempre lembrando que qualquer manifestação cultural pertence ao povo e é para ele que tem que ser implementada", destaca.

CRISE - Já a professora Naiara Ferreira, lembra que a iniciativa da Prefeitura para resgatar o Carnaval, inclusive durante o período oficial, é  uma boa alternativa para potencializar, a festa na cidade. Ela acredita ainda, que este é o momento oportuno para se investir na cultura local, porque muita gente pode desistir de viajar neste carnaval.  

"Principalmente agora, com essa crise. Nem todo mundo pode alugar casa na praia. Muitas pessoas saem de Surubim porque não tem opção para brincar aqui mesmo. retomando e potencializando essa cultura, todos saem ganhando, o comércio e os foliões",  

A partir das 22h, os foliões passam a ser recepcionados pelo Bloco Folguedos de Surubim. O som da noite, fica por conta da Orquestra 100% Mulher e da Orquestra Capiba. A Associação Capiba e o Lar dos Idosos Amélia França, instituições filantrópicas do Município, vão receber parte da renda do baile.

Confira fotos dos tradicionais carnavais da cidade, no Sport Club de Surubim:

1958 - CARNAVAL NO SPOT CLUB DE SURUBIM 
1962 - CARNAVAL NO SPOT CLUB DE SURUBIM 

OUTROS REGISTROS DO CARNAVAL NO SPORT CLUB DE SURUBIM :




1972 - CARNAVAL NO SPOT CLUB DE SURUBIM

1976 - CARNAVAL NO SPOT CLUB DE SURUBIM 
1981 - CARNAVAL NO SPOT CLUB DE SURUBIM 
1983 - CARNAVAL NO SPOT CLUB DE SURUBIM 
DÉCADA DE 1990 - CARNAVAL NO SPOT CLUB DE SURUBIM 
 

FOTOS: Edvaldo Clemente / Minha Rua Tem Memória (Arquivo dos carnavais no Sport) / Facebook/Divulgação.
Da Redação.