quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Navio que dará volta ao mundo em 106 dias, com mais de duas mil pessoas, chega ao Recife


Pernambuco será a primeira parada no Brasil do cruzeiro que vai dar a volta ao mundo em 106 dias. Nesta quinta-feira (19), às 7h, o navio Costa Luminosa atracará no Terminal Marítimo do Recife, com mais de duas mil pessoas abordo. O navio vem do Porto Grande, na cidade do Mindelo - Cabo Verde, e ficará atracado no Recife até às 19h. 

Esta será a primeira embarcação do ano a parar no Porto da capital pernambucana, dando continuidade à Temporada de Cruzeiros 2016/2017, iniciada no dia 18 de novembro do último ano. Para os turistas, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, vai promover uma recepção especial com orquestra e dançarinos de frevo, maracatu e caboclinho.


Além do receptivo, os passageiros e tripulantes do Costa Luminosa contarão com os serviços do Centro de Atendimento ao turista (CAT). O posto funcionará enquanto o navio estiver ancorado, com atendimento em português, inglês, espanhol e francês, realizados por atendentes qualificados da Empetur e da Prefeitura do Recife. O atendimento no CAT é gratuito e foi estruturado para o visitante receber orientações sobre diferentes destinos e roteiros, mobilidade e atrativos turísticos, gastronômicos e culturais do Estado.

Os passageiros dos cruzeiros ainda terão a oportunidade de receber os guias e roteiros turísticos do Turismo de Pernambuco, sendo eles Pernambuco de 1 a 8 dias; Rota BR 232; Rota Rural; Rota da Fé; Arte em Pernambuco - Caruaru; Arte em Pernambuco - Tracunhaém e Rota do Rio São Francisco, além de mapas. “A intenção é que os visitantes tenham todas as informações possíveis para que voltem posteriormente com amigos e familiares para conhecer ainda melhor o Estado, tanto o Litoral como o Interior”, comenta o secretário de turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

Para melhor atender a quem pretende fazer deslocamentos maiores, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife e a Empetur ofereceram qualificações a taxistas sobre atendimento ao público e vai espalhar cartazes no Terminal Marítimo informando valores de referência das corridas para alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Para facilitar o embarque, toldos foram montados na saída do terminal, com a presença de atendentes bilíngues que ajudarão na comunicação entre motoristas e visitantes. 

Os turistas contam ainda com serviços de city tour operados por empresas privadas e com passeio gratuito de jardineira com destino a um dos maiores shoppings da cidade. Esse ano há duas novidades no receptivo, food bikes com iguarias da culinária pernambucana para abastecer os turistas e uma unidade avançada do Centro de  Artesanato com exposição e venda de peças de artesãos pernambucanos.


Para reforçar a segurança, o comando do 16° BPM informa que já definiu seu esquema para a temporada de cruzeiros. Foi instalado um posto de observação no Terminal Marítimo e colocada uma Plataforma de Observação Elevada - POE (equipamento com várias câmeras de alta resolução para monitoramento) na área portuária. 

O patrulhamento vai contar com policiais a pé e motorizados não apenas no Recife Antigo, onde os visitantes desembarcam, mas também nos principais destinos turísticos da área central da cidade, como a Casa da Cultura, Capela Dourada, Mercado de São José e Praça da Independência.

A Temporada de Cruzeiros traz um incremento para a Alta Temporada do turismo em Pernambuco. A avalição positiva dos turistas em relação ao Estado reforça a importância das ações voltadas para o público de origem marítima. A mais recente pesquisa da Empetur, realizada entre 2015 e 2016, durante a temporada de cruzeiros no Recife, revela que entre os atrativos pernambucanos classificados entre “Bom e Ótimo” pelos visitantes entrevistados estão a hospitalidade do povo (97,48%), patrimônio histórico/cultural (95,88%) e atrativos naturais (92,77%).

Fotos: Google.
Fonte: Assessoria de Imprensa.