quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

DE TAQUARITINGA DO NORTE... Para o Domingão do Faustão, dona Linal, 87 anos, alfabetizou 12 filhos: 'vendia ovos para comprar lápis e caderno'


A vida de Dona Severina Figueirôa, de 84 anos, sempre foi muito simples no interior de Pernambuco. Com a criação de galinhas e a inchada nas mãos, ela encontrou o caminho para criar, educar e alfabetizar os 12 filhos, ao lado do parceiro, Henrique de Melo, de 94 anos, com quem está casada há 70 anos. Hoje, com 24 netos, 12 bisnetos e os filhos todos formados e alguns pós-graduados, ela relembra parte da história no palco do Domingão do Faustão,programa da TV Globo.
A repórter Renata Longaray, que garimpou a história da família no interior de Pernambuco, relembra que Dona Linal, como Severina carinhosamente é chamada, sempre foi uma pessoa otimista e nunca deixou faltar nada aos herdeiros.

Apesar de só ter frequentado o primeiro ano do colégio, ela correu atrás de informações para ensinar os filhos a lerem os primeiros livros. Das galinhas que criava, tirava os ovos, parte também para servir os familiares. "Mas também criava galinha e vendia os ovos para comprar lápis e caderno." E emenda: "Às vezes, faltava ovo para jantar". A família, ainda assim, sempre se ajustou e se ajudou.
Com orgulho, a trabalhadora guarda foto por foto das graduações e viagens dos filhos, hoje todos adultos. E para presenteá-la, o Domingão convida toda sua família para abraça-la neste início de ano. Que exemplo!
Reveja a participação de Dona Linal no Domingão do Faustão:

Fonte: GShow / Youtube.