sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

TCE divulga Índice de Transparência dos Municípios 2016. Confira o resultado nas 19 cidades do Agreste Setentrional. Vertentes lidera e Surubim aparece em 4o

EXEMPLO : Vertentes, de acordo com o Tribunal de Contas do Estado - TCE - tem gestão mais transparente do Agreste Setentrional

O município de Vertentes é o que apresenta melhor resultado entre as 19 cidades do Agreste Setentrional, ocupando a 19a posição no ranking do Nível de Transparência dos municípios pernambucanos, levantamento feito nos Portais de Transparência das 184 prefeituras do Estado pelo Tribunal de Contas.

O estudo foi feito a partir de um diagnóstico dos portais da transparência das prefeituras, entre os meses de julho e setembro deste ano. Para cada portal avaliado foi calculado o ITMpe - Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco, que pode variar entre zero e 1.000 pontos. De acordo com o valor obtido, os portais foram classificados em cinco níveis de transparência, Desejado, Moderado, Insuficiente, Crítico e Inexistente.  



Nossa reportagem fez um levantamento da situação de todos os município da Região. Vertentes é destaque em primeiro lugar, no Agreste Setentrional, e na 19a posição no ranking estadual. É o único da região, entre os 30 primeiros colocados de todo o estado. O segundo, no Agreste Setentrional, Machados, aparece em 35o na lista estadual, seguido de Toritama (3o na região, 38o em PE).

Surubim aparece como o quarto município mais transparente da região, mas já aparece na posição de número 59, no ranking estadual.

Os próximos prefeitos dos 19 municípios do Agreste Setentrional, assumem com o desafio de tornarem as gestões mais transparentes : quatorze deles assumem Prefeituras com nível de transparência considerado insuficiente, pelo TCE. Quatro estão com esse índice moderado: Vertentes, Machados, Surubim e Orobó.


DESAFIO : nova gestão de Cumaru precisará tornar Município mais transparente para melhor desempenho / FOTO: Conexão Cumaru  
Cumaru é o município com pior índice de transparência do Agreste Setentrional, único a obter o conceito crítico na avaliação, e ainda amarga o resultado negativo de está entre os dez municípios menos transparentes de Pernambuco.   

No próximo ano, o Tribunal de Contas do estado também vai fiscalizar o nível de transparências nas Câmara de Vereadores nos municípios pernambucanos.


Da Redação, com informações do Tribunal de Contas