quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

SURUBIM, O BREU : Morador paga do próprio bolso substituição da lâmpada do poste da iluminação pública


Em Surubim, a escuridão provocada por lâmpadas de postes de iluminação pública queimadas, tem deixado muitas ruas às escuras e preocupado moradores. O problema se torna mais sério, sobretudo, por aumentar o risco de assaltos. Na rua Perpedigna de Sousa Barbosa, no Centro, o caso é ainda mais complicado: a via está com todos os postes apagados. A situação gerou outra inusitada: os moradores estão substituindo, por iniciativa própria, as lâmpadas danificadas para não ficarem reféns da violência e do ocaso desta reta final da gestão municipal, responsável pelo serviço.    
       
À noite, mesmo com a presença da polícia realizando operações noturnas, com as ruas escuras, a sensação de insegurança é bem maior e mais alarmante. O cenário acaba criando e propagando um clima de bastante medo entre a população. 

"Muitas pessoas simplesmente estão se trancando em casa, apavoradas. Pior para quem larga do trabalho um pouco mais tarde, tem filho que estuda à noite ou quem chega meia-noite da faculdade, tudo é muito preocupante. A rua está completamente escura e são muitas ruas em Surubim assim, a reclamação é geral.", diz um morador, que conversou com nossa reportagem.

A escuridão das ruas não ocorre por acaso. Faltando trinta dias para acabar a atual gestão municipal, a população de Surubim enfrenta os transtornos de convier com a ausência da manutenção dos serviços básicos, a exemplo da iluminação pública. O serviço nunca deixa de ser pago. O valor está inserido na conta da energia elétrica de cada casa. Mas nem sempre o poste da rua está com a luz acesa. 

Embora receba o valor da conta de energia elétrica integralmente, a Celpe firmou parceria com as Prefeituras e repassa aos municípios o valor recolhido com a taxa de iluminação, que passam a ficar oficialmente responsáveis pelo serviço. Mas na prática, nem sempre isso ocorre.

"Há muita reclamação quanto à não reposição da lâmpadas apagadas em 90% dos logradouros em Surubim. Isso é fato.  A manutenção é responsabilidade da Prefeitura, mas o problema é que essa atividade foi 'desvio' do Setor de Iluminação Pública para o Gabinete do prefeito. Isso causou perca considerável no desempenho do serviço, que passou a ter condução política", diz um funcionário da Prefeitura. 
Na rua Perpedigna de Sousa Barbosa, orientados pela Celpe, procuraram a prefeitura e como não conseguiram solucionar o caso, decidiram resolver o problema por conta própria. "Tentei falar como secretário, sem êxito. Procurei vizinhos próximos ao prefeito, mas o problema se arrasta há dias. Hoje, só me restou procurar um técnico em eletricidade e resolver o problema. Depois de gastar o valor de R$ 300 para trocar uma lâmpada , um reator e religar o disjuntor do poste que fica ao lado do laboratório Carlos Chagas, problema resolvido, porém estou indignado", desabafa o morador da rua.

FOTO : Giovane Amorim 

FOTO : Giovane Amorim
ATUALIZAÇÃO : após dias de transtorno, e da denuncia ganhar força nas mídias sociais, o caso foi solucionado no final da tarde desta quinta (01).

FOTO : Whatsapp

FOTO : Giovane Amorim 

FOTO: Alberico Cassiano
FOTO: Alberico Cassiano