sábado, 31 de dezembro de 2016

SEM ADVERSÁRIO : Fabrício Brito (PSB) será presidente da Câmara de Vereadores de Surubim, por aclamação


O vereador Fabrício Brito (PSB) será eleito por aclamação para o quinto mandato de presidente da Câmara de Surubim, neste primeiro de janeiro, quando tomam posse os treze vereadores da legislatura 2017-2020.

Apesar do recesso, a Câmara funcionou em plantão para possível registro de chapa concorrente, mas apenas uma chapa foi inscrita para a disputa. 

Com perfil discreto, Fabrício Brito articulou apoios importantes e garantiu a vitória numérica.   Candidato da prefeita Ana Célia Cabral (PSB),  tem voto de todos os vereadores da base governista:

PARCERIA: o empresário gera dezenas de empregos diretos, o que fortalece a imagem do político. Fabrício Brito é o candidato da prefeita Ana Célia.

Luciano Medeiros - Bomba (PSD), Véia de Aprígio (PSB), Fred Lafayete (PSD), Itamar Lira (PR), Nailton do Jucá (PSB) e Marco de Biu Machado (PSB).

Mesmo com a eleição assegurada por sete dos treze votos, político conciliador e com bom trâmite com os demais eleitos, articulou também votos da oposição.

Conquistou o respaldo dos colegas por conduzir a Casa Euclides Mota com independência e, sobretudo, por tratar todos os vereadores com igualdade, independente de partido ou lado.


A postura acabou fortalecendo o elo entre o presidente e os parlamentares, e a recíproca tornou-se verdadeira. Sem arestas com os colegas de Casa, soma apoios:

Líder das gestões petistas, o vereador dr. Vavá, deixou o PT e se filiou ao PDT, mas segue votando no 'amigo Fabrício' para Presidência.

Do mesmo palanque, o estreante Geraldo Lira (PTB) não só vota nele, como foi escolhido fazer parte da Mesa Diretora.

Mais votada pela oposição, Ivete do Sindicato (PT) , foi inclusive convidada para encabeçar uma chapa oposicionista mas recusou. Com aval do sindicato, vota no empresário.

Eleita pelo PTB, a vereadora Bana já declarou o voto ao ex-colega de Casa.

Como o PDT, após algumas reuniões, liberou o voto seus três parlamentares eleitos, os vereadores Anabel Medeiros e Micherlan do Mimoso tendem a seguir o colega de legenda, e votar em bloco para externar a união do PDT e do Legislativo.

GESTÃO DIFERENCIADA: como presidente, acolheu projetos da sociedade civil, a exemplo do 'Café com Poesia', proposto pela Associação de Letras e Artes de Surubim - Alas. 

Com isso, não será surpresa se o vereador presidir a Casa Euclides Mota, pelos próximos dois anos, legitimado pelos colegas das duas bancadas, e com até com o placar de 13 a zero.

Da Redação.