segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Prefeitura de Gravatá, comandada por um coronel-interventor, é única premiada pelo MP por ações na segurança pública


A cidade de Gravatá, no Agreste, se destaca em todo o Estado por ser o único município a receber a Certificação Ouro, do Projeto Pacto dos Municípios pela Segurança Pública, desenvolvido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por cumprir todas as metas estabelecidas em todos os eixos temáticos. 
Esse é um projeto estratégico que visa entregar à sociedade resultados das ações planejadas, que tem como objetivo a promoção de políticas públicas de caráter preventivo, voltadas à redução dos índices de violência nas cidades pernambucanas. O evento de certificação será realizado no dia 15 de dezembro, às 14h00, no Fórum de Gravatá, na Rua Quintino Bocaiúva, S/N, e contará com a presença de diversas autoridades e sociedade civil de Gravatá. O evento é aberto ao público.
O projeto propõe a união entre diversas esferas do Poder Público para o combate à violência e a melhoria da qualidade de vida do cidadão. As ações do Pacto promovem o trabalho conjunto entre MPPE, Governo do Estado e Municípios.
Uma série de medidas a serem adotadas pelos municípios são apresentadas, e distribuídas em dez eixos temáticos. Após avaliar quais serão implantadas, é firmado um compromisso com o Ministério Púbico de Pernambuco e a cidade passa a ser constantemente avaliada. Ao fim do ciclo, os municípios que atingirem as metas recebem do MPPE uma certificação que gera, além das conquistas no combate à criminalidade, a possibilidade de obter recursos públicos e privados para investimentos na qualidade de vida dos cidadãos.
Interventor do município, coronel Mário Cavalcanti.
Em Gravatá, todas as ações desencadeadas com vistas à implementação dos Eixos e Metas estabelecidos no projeto foram instrumento de planejamento nos moldes do Modelo de Gestão utilizado pelo Governo do Estado – “Todos por PE”, sendo monitorado periodicamente e acompanhado pelo interventor, Mário Cavalcanti e secretários municipais das pastas diretamente envolvidas em trabalho incansável que envolveu a participação de diversos agentes públicos, entre eles, Polícia Militar, Conselho Tutelar e corpo técnico da gestão intervencionista.
“Este é um prêmio do município e de cada cidadão gravataense. Desde o primeiro dia que aderimos ao projeto estivemos focados e buscamos esse resultado. A premiação é fruto de muito trabalho e, acima de tudo, comprometimento de toda a equipe, que sempre se manteve entusiasmada. Além disso, o que nos deixa mais felizes é que, muito mais que ações realizadas pela gestão para o cumprimento das metas estabelecidas, os resultados das ações desencadeadas se constituem em importante legado deixado para a sociedade gravataense”, destacou o gestor do município, Mário Cavalcanti.
Ações implementadas:
Cadastramento e controle de bares, restaurantes, boates, casas de shows e eventos e similares;
Cumprimento do Perímetro de Segurança Escolar (Lei Estadual nº 10.454/1990)
Melhorar a iluminação pública nas áreas urbanas e rurais
Instalação de câmeras e sistemas de monitoramento
Ações nos grandes eventos
Implementação do programa “Pernambuco Contra o Crack”.
Estruturação dos Conselhos Tutelares e criação das Comissões de Controle de Conflitos
Criação das Guardas Municipais e/ou readequação de suas ações
Criação da Secretaria Municipal de Segurança e dos Conselhos Municipais
Implementação do Programa de Liberdade Assistida

Fonte: Blog Revista Total.