domingo, 18 de dezembro de 2016

Papa Francisco comemora 80 anos com oito moradores de rua, em café da manhã no Vaticano, e recebe 70 mil e-mails


O Papa Francisco fez 80 anos neste sábado (17). O Pontífice comemorou na residência oficial com oito moradores de rua. Eles tomaram um café da manhã com doces argentinos. Logo depois, o Papa celebrou uma missa com os cardeais. Segundo o Vaticano, Francisco conversou com cada um dos convidados: quatro italianos, dois romenos, um moldávio e um peruano.
Francisco confessou que tem medo da velhice, que considera uma palavra assustadora. Mas disse que essa é uma fase de muita sabedoria, em que é possível voltar a aproveitar a vida..
O papa também recebeu cerca de 70 mil mensagens de felicitações por e-mail, além de telefonemas e cartas de líderes políticos e religiosos. Foram criados endereços de e-mail especialmente para a ocasião em oito idiomas. Em português o endereço é PapaFrancisco80@vatican.va.

Após o café da manhã, em sua missa, papa Francisco pediu uma velhice tranquila, fecunda e feliz, sem demonstrar a tendência de moderar seu pontificado reformista.
"Há alguns dias me vem à mente uma palavra que parece feia: velhice. Ao menos assusta (...). A velhice é sede de sabedoria", afirmou o papa ao final da missa diante de quase 60 cardeais em uma capela dos palácios pontificais.
"Rezem para que a minha seja assim: tranquila religiosa, fecunda. E também alegre, obrigado", pediu.
O papa concluiu a homilia acrescentando que, em qualquer caso, um "pouco de sentido de humor ajuda a seguir adiante".

Apesar de no Vaticano ser mais frequente celebrar as onomásticas do que os aniversários, Francisco recebeu nesses dias várias mostras de carinho, como na última quarta-feira, quando os fiéis da audiência-geral lhe desejaram um feliz aniversário.
Francisco brincou, ao responder que em seu país, na Argentina, parabenizar alguém antes do tempo dá azar.


Fonte: UOL / Globo.com / Euronews.