segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

FESTA DA DEMOCRACIA : um sorriso guardado há doze anos ! Surubim diploma primeira prefeita


A prefeita eleita de Surubim , Ana Célia Cabral (PSB) foi diplomada pela Justiça Eleitoral, em solenidade presidida pelo juiz eleitoral, Joaquim  Barbosa, em conjunto com o Ministério Público, promotor Garibaldi Cavalcante, e ainda com o presidente da OAB Surubim, Fredson Rodrigues.

Ana Célia Cabral é a primeira mulher a comandar a prefeitura de Surubim. Formada em serviço social, terá como principal desafio corresponder às expectativas de 12 anos de espera, por uma gestão que traga a sensibilidade da profissão e eficiência nos serviços públicos, com ética e respeito ao erário.  

Logo, com mais de uma década de experiência em gestão, no estado, exercendo cargos importantes nos governos Miguel Arraes e Eduardo Campos, ela traz para Surubim o modelo da gestão descentralizada, com metas e monitoramento de ações, que serão executadas por um secretariado técnico, recém-apresentado.

Chefe do Cartório, João Fernandes Oliveira, promotor do MP Garibalde Cavalcanti, juiz Eleitoral da 34a zona, Joaquim Barbosa, e o presidente da OAB Surubim, Fredson Rodrigues
A diplomação é uma solenidade bastante significativa para o Município. Se a base da Democracia está nas cidades, é bom frisar a postura correta e ética da Justiça Eleitoral local, que se mantem ao longo dos anos, conduzindo todo processo eleitoral com muita tranquilidade e zelo, fortalecendo as instituições e o exercício pleno da cidadania nas três cidades que integram a 34a zona eletoral: Surubim, Casinhas e Vertente do Lério.   

É o Poder Judiciário solenemente certificando a Democracia. Porém, é mais significativa, não é mera validação do resultado numérico da eleição. É o que há de mais valioso no processo democrático:  a determinação soberana da maioria do eleitorado, depositada nas urnas, sendo devidamente referendada. Ocupar a Justiça para tentar contrariar todo esse rito é um atentado. Cada um dos eleitos merece o diploma e o respeito de todo cidadão, porque está legitimado pelo povo e certificado pela Justiça.

O diploma da prefeita eleita Ana Célia Cabral de Farias, por exemplo, está legitimado por 18.188 votos (51,54% dos votos válidos), conquistados após doze anos de luta. A felicidade estampada no rosto é merecida. 



Foram 10.596 em 2008; cresceu em 2012, quando teve 14.745 votos. Embora não exista "diploma acumulativo", são 43.529 vezes que o eleitor de Surubim foi lá na urna e confirmou no verde, a esperança, na pessoa de Ana Célia, para fazer de Surubim um lugar melhor de viver. 

É muita responsabilidade. É que, mesmo que não estejam numericamente acumulados os votos das três eleições no diploma, estão ali, simbolicamente: somados, repetidos, insistidos, alternados e recém-chegados, agregados em anos de espera, na confiança da capacidade dela para realizar uma gestão diferenciada.

Não foi eleita para ser prefeita de um grupo, ou de 18.188 eleitores. Tão pouco, pode se ocupar apenas com os 46.122 eleitores aptos a votar em 2016. Pelos próximos quatro anos, ela estará prefeita para cuidar do Município e de todos os seus 63.780 (IGBE, estimativa 2016.2habitantes.   

Como não se melhora município algum se governado apenas para uma parte, se aposta no trabalho que foque todos os habitantes, sobretudo os carentes, e que torne Surubim economicamente mais estruturado, com mais oportunidades, e socialmente mais fraterno e justo.

A prefeita eleita, Ana Célia Cabral, comemorou a diplomação reafirmando os compromissos por Surubim, nas redes sociais: 


" Na noite desta sexta-feira (17.12) escrevemos mais um capitulo da história de Surubim. Eu e Guilherme Nóbrega fomos oficialmente diplomados pelo TRE como prefeita e vice-prefeito eleitos. Para nós, além de motivo de muito orgulho, a certeza cada vez maior de que juntos temos muito a fazer por Surubim, essa cidade que amamos e que vamos lutar dia e noite para fazer dela um lugar ainda melhor de se viver. Compromisso de cuidar das pessoas! "

O vice-prefeito eleito, Guilherme Nóbrega, também usou as mídias sociais para festejar a data:

" Ana e eu fomos, com muita satisfação, diplomados pelo TRE como prefeita e vice-prefeito eleitos de Surubim. Seguimos conscientes dos desafios, mas muito confiantes e comprometidos em fazer a diferença na vida das pessoas. É esse espírito que nos guiará a partir de 2017. Trabalho, união e olho no olho ! "


Os vereadores eleitos também foram diplomados: 
Por ordem alfabética: 

Anabel Negromonte (1286 votos/6a)


Bana(818/11a) 


Bomba (1.040/9o)

Dr. Vavá (1.021/9o)


Fabrício Brito (1.548/3o) representado pelo irmão, empresário Fernando Brito.


Fred Lafayette (1.051/7o)

Geraldo Lira (939/10o)

Itamar (1.315/5o)

Ivete do Sindicato (1.853/2a)

 Marco de Biu Machado (583/13o)


Micheran (1.325/4o)

Nailton do Jucá (809/12o)

Véia de Aprígio (2.551/1a)


Fotos : perfil dos eleitos Facebook / Rick Vídeo / Carlos Galhardo.

Da Redação.