terça-feira, 6 de dezembro de 2016

EXCLUSIVO : Ana Célia praticamente fecha nomes do secretariado e já forma segundo escalão


A prefeita eleita de Surubim, Ana Célia Cabral (PSB) trabalha nos últimos ajustes para formação da equipe de secretários que vai auxiliá-la a governar Surubim, a partir de janeiro. Os nomes foram antecipados, no mês passado, com exclusividade pelo Blog Surubimeregiao.  Desde então, nenhum nome fora dos citados por nossa reportagem, apareceu cotado para compor o primeiro escalão.

Conforme a matéria afirma, a lista inicial poderia sofrer ajustes, uma vez que alguns nomes não estavam confirmados. Em apenas duas pastas, houve alteração: Agricultura e Defesa Social. A prefeita já articulou as substituições das duas vagas em aberto, remanejado 'peças', e convocou novos auxiliares. Com o secretariado praticamente definido, já articula e define as nomeações dos diretores e gerentes. 

Com atuação nos governos Eduardo Campos e Paulo Câmara, exercendo cargo secretária executiva, Ana Célia traz a experiência da gestão que delega e monitora projetos e ações. Pelo que se desenha, esta poderá ser a primeira gestão com uma equipe de secretários de perfil, técnico, convocada para Prefeitura de Surubim.

Os nomes anunciados devem mesmo ser os citados na reportagem:



AÇÃO SOCIAL a prefeita vai prestigiar as colegas de profissão, nomeando a assistente social Penélope Andrade. Trabalhou no Governo do estado e até esse mês, na Prefeitura de Moreno. Está de mudança para o Município.

JUVENTUDE: a secretária será a que estava cotada, Fernanda Leal, formada em relações internacionais.

TRANSPORTE, SANEAMENTO E URBANISMO : também conhecida como 'secretaria de obras' ficará com a engenheira civil Tassiana Arruda, que atua na Prefeitura do Recife.

ADMINISTRAÇÃO:
O titular da pasta será Arquimedes Lima Neto, que integra a equipe de transição da prefeita. Formado em administração de empresas, até o final do ano, ocupa a suplência da vaga deixada por Biu Farias, na Câmara. Assessorava o secretário estadual de Agricultura, Nilton Mota.

CONTROLE INTERNO:
Também está confirmado o técnico Antônio Gildácio, que integra a equipe de transição, para assumir o Departamento do Controle Interno, uma função estratégica na gestão. 

EDUCAÇÃO :
A prefeita tinha a difícil tarefa de escolher entre três bons nomes : Alcimere Bezerra, Eklaydja Farias e João Filho, que será o titular da pasta. 
Ex-educador do Colégio Nossa Senhora do Amparo, o professor João Filho deixou a escola particular para se dicar, exclusivamente, ao ensino público. Encarou o desafio de colocar a Escola para brigar com a rua. Abraçou a proposta do ensino em tempo integral, como gestor da Escola Natalícia Figueiroa, na vila da Cohab II, que já apresenta resultados importantes. Profissional competente e bem quisto, tem comprometimento com a Educação de qualidade no município. Conquistou o respeito dos alunos, dos colegas de ofício e das pessoas simples da comunidade. Se a escolha do titular da Educação fosse uma prova, a prefeita teria garantido sua nota dez. 
A pasta terá três diretorias bem específicas: Esportes, Turismo e Cultura. Mas a ideia é que esses diretores tenham 'vida própria', para não 'amarrar' os setores.

SAÚDE: 
A prefeita deve confirmar o nome do enfermeiro Aguinaildo de Lima, que trabalhou no hospital Regional de Limoeiro, e atualmente é secretário de Saúde em João Alfredo, onde está realizando um trabalho que vem repercutindo bem e apresentando bons resultados.

Dos nomes inicialmente previstos, dois foram substituídos :

DEFESA SOCIAL:
Inicialmente cotado, o major Fábio Batista, do 22o batalhão, não será secretário. Ele deve assumir o sub comando do batalhão da PM, em Limoeiro. Além disso, uma licença da polícia impediria uma possível promoção do militar.   
Assim, a prefeita fez um importante remanejamento. O secretário será Neto Medeiros irmão do vereador 'Bomba'. A nomeação facilita as negociações para possíveis intervenções no já complicado trânsito de Surubim, por conta da liderança do vereador e do futuro secretário as categorias dos 'toyoteiros' e mototaxistas.  Fica também responsável pela Guarda Municipal e pelas articulações com os órgãos de Segurança do estado. 

AGRICULTURA:
O veterinário Sancho Arruda, que teve o nome ventilado, não assume a pasta. Segue com o trabalho no estado, focado para a agropecuária regional. O titular da pasta será o zootecnista Eduardo Farias, conhecido como Eduardinho. Terá como principal desafio, organizar a feira livre de Surubim, de fundamental importância para a economia da cidade.
Um dos auxiliares do futuro secretário também já está definido: Adelmo Leal, conhecido como 'Bebinha' , será o gerente do Matadouro Público

Outros componentes da equipe:

TRANSPORTE:

Inserido na secretaria de Viação e Obras, o setor de Transporte será coordenado por Jonas Nascimento. Deve ganhar atenção especial da gestão, por carregar verdadeiros gargalos da máquina. Conhecido como "a garagem da Prefeitura", a diretoria é responsável pela frota do município, incluindo toda manutenção, como compra de peças e pneus, e abastecimento dos veículos. O diretor já passou pelo cargo, mas tem na bagagem, sobretudo a experiência profissional de ocupar cargos de confiança na inciativa privada (onde a conta bate, de verdade), habilidade em lidar com as pessoas e uma atuante participação no movimento evangélico. 
Também pode ser convocado para uma diretoria (limpeza urbana ou serviços públicos), o funcionário do Legislativo municipal, Manoel Pereira,  

ESPORTES:

A diretoria de Esportes tem como nome melhor cotado, o do vereador Lúcio FabrícioA diretoria, pela primeira vez, deixaria de ser coordenada por comunicadores setoristas de esporte, que agregam mídia e garantem divulgação das atividades. Não reeleito, o ex-jogador e diretor do Surubim Clube, mantem uma escolinha de futebol desde 2011. Atualmente, atende a 80 garotos entre nove e 15 anos, e começa a oferecer a mesma oportunidade o público feminino. 
Com essa convocação de Lúcio Fabrício, a prefeita 'marca um gol de placa' ao direcionar o foco da diretoria, tratando o esporte como instrumento de inclusão social e como política pública de proteção para os jovens. Assim, o campeonato municipal, que mobiliza centenas de jovens e dezenas de comunidades, receberá atenção especial. Outra ideia é massificar o esporte nas escolas. Além disso, a possível convocação também é ponto positivo pela composição política, uma vez que o vereador era do palanque adversário e aderiu ao projeto da socialista.   

PASTAS EXTINTAS : ainda como antecipou o Blog Surubimeregiao, a prefeita deve enxugar a máquina e não nomear os titulares das secretarias de Turismo e de Governo. A primeira, passa a ser Diretoria de Turismo, da secretaria de Educação. A segunda seria extinta. Neste caso, poderá ser criada a Chefia de Gabinete, para articular a relação do Executivo com o Legislativo e resolver demandas externas, dando trazendo agilidade e destravando a gestão.

INDEFINIDAS : não foi ventilado nome para a secretaria de Finanças. Se estuda ainda a criação da secretaria ou assessoria especial de Planejamento, responsável pelo monitoramento as ações do governo, de todas as secretarias. O modelo seguiria o mesmo do Governo do estado. Atualmente, existe a secretaria de Planejamento e Orçamento Participativo. 



TRANSIÇÃO: além de Antônio Gildácio (Controle Interno) e Eduardo Farias (Agricultura), outros dois nomes da equipe de transição estão com funções definidas: Júnior Amorim fica responsável pelos Convênios e  Camila Gabriela vai ser uma das integrantes do setor da Contabilidade.

Oficialmente, a prefeita Ana Célia deve anunciar os nomes nos próximos dias. Inicialmente, a equipe seria anunciada em na rádio Pop FM, mas se estuda a possibilidade da prefeita, democraticamente, convocar uma entrevista coletiva e convidar todos os veículos de comunicação.

por Alberico Cassiano.