Os recursos são originados a partir da repatriação do dinheiro de brasileiros no exterior, programa que terminou em 31 de outubro, com o qual o governo arrecadou R$ 46,8 bilhões. O contribuinte que trouxe o dinheiro do exterior para o Brasil, pagou 15% de imposto de renda e 15% de multa.
A União repassou 24,5% do que arrecadou com o imposto paras as Prefeituras, na parcela do último dia 10 de novembro, do Fundo de Participação dos Municípios - FPM. Na ocasião, o Blog Surubimeregiao revelou quanto cada município da região teve direito, quando Surubim recebeu um extra de mais de R$ 2 milhões.
Os Municípios, no entanto, reivindicavam o mesmo percentual também do valor arrecadado com as multas. Alguns inclusive, estavam acionando a União na Justiça, mas agora terão o dinheiro sem precisar da ação judicial. A expectativa é que os valores sejam repetidos.
Na visita que fez esta semana ao Nordeste, pela primeira vez, Michel Temer declarou que o valor da multa será dividido com os estados e municípios. O presidente não disse se o percentual repartido será o mesmo. As definições dessa nova partilha devem ser anunciadas esta semana.
Confira outras imagens da visita do presidente a Surubim, em solenidade com lideranças na Barragem de Jucazinho.
![]() |
FOTOS: Whatssap |
Da Redação.