sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

CIVILIDADE: Relações públicas Roberto Pessoa é convocado para entregar 'a chave' da Prefeitura de Surubim à prefeita Ana Célia Cabral


Em Surubim, nem sempre os palanques são desarmados após as campanhas eleitorais. Com as disputas acirradas, os três meses entre o resultado da eleição e posse do vencedor, muitas vezes não são suficientes para cicatrizar as marcas deixadas pelo pleito. Quando o candidato adversário vence, a transmissão do cargo de um prefeito para o outro simplesmente não existe.

A posse, na verdade, acontece na Câmara de Vereadores, quando os novos parlamentares, a prefeita e o vice assumem, oficialmente. Em seguida, Ana Célia e Guilherme Nóbrega seguem para a Prefeitura, para assinar o temo de posse, no antigo livro assinado por todos eleitos para o Executivo. É quando "a chave do Palácio Monsenhor Luís Ferreira Lima' é entregue.

A transmissão sempre é cercada de um certo suspense de quem terá a simbólica missão de  'entregar o Prefeitura' ao adversário. Como as disputas por aqui sempre foram bem acirradas e grupos de oposição se alternaram no poder durante anos, não havia transição, e o novo gestor só tinha conhecimento da situação quando, literalmente, colocava os pés no prédio.

"Uma vez, um vigilante foi quem entregou. Em outra ocasião, uma auxiliar administrativo", recorda um funcionário municipal. Houve caso, inclusive, de prefeito que encontrou o prédio danificado por atos de vandalismo. "O gabinete do prefeito, na ocasião, quando a gente chegou, estava com as cortinas picotadas de tesoura e, como jogaram urina por todo canto, até nas calhas das janelas, quase a gente não conseguia entrar, por conta do mau cheiro impregnado, aquilo ali deve feder até hoje", recorda outro servidor.

Este ano tudo deve ocorrer dentro da normalidade. A equipe de transição já trabalha há dois meses no levantamento de dados e da situação da Prefeitura.

O prefeito Tulio Vieira (PT) e os secretários não estarão em Surubim, de acordo com a assessoria. Entretanto, o petista optou por uma saída técnica, e convocou o coordenador do Cerimonial da Prefeitura, o relações públicas Roberto Pessoa, para entregar a chave da prefeitura para a prefeita Ana Célia Cabral, neste primeiro de janeiro, pondo fim ao ciclo de 12 anos do PT na Prefeitura de Surubim.



Por Alberico Cassiano.