domingo, 4 de dezembro de 2016

AUSTERIDADE : Ana Célia pode enxugar a máquina e cortar duas secretarias da Prefeitura de Surubim


A poucos dias de anunciar oficialmente o secretariado que vai auxiliá-la a governar o Município, a partir de janeiro, a prefeita eleita de Surubim, Ana Célia Cabral(PSB), poderá não indicar nome para duas secretarias : Governo e Turismo.

Com a decisão, a prefeita mostraria estar atenta à crise econômica que ainda atinge o país, cujo efeito se desdobrará por 2017, afetando sobretudo, os Municípios; também estaria atendendo aos anseios da população, que cobra gestões mais eficientes, porém austeras e enxutas. 

De acordo com interlocutores próximos, a prefeita pretende não só cortar despesas, mas tornar os dois setores mais eficientes e cada um com a dimensão que a realidade pede. Assim, não haveria necessidade de se manter a estrutura das duas secretarias para executar as atividades que essas pastas desenvolvem. 

Dessa forma, a secretaria de Governo seria extinta. Como tem caráter meramente de articulação política, com foco na relação do Executivo com o Legislativo Municipal, o perfil técnico da gestão não exigiria uma estrutura, no primeiro escalão para tratar de algo tão específico.

Neste sentido, a prefeita criaria uma Chefia de Gabinete, a exemplo do que ocorre na gestão do Governo do estado, onde foi secretária executiva de Desenvolvimento Social.  Mais que um cargo, a nova função traria à tona 'um jeito diferente' de administrar. 

Ao decidir nomear uma chefia de gabinete, a socialista se afasta do perfil centralizador dos prefeitos, e traz para gestão a 'peça' capaz de não só articular política, mas também de resolver as demandas. 

O raciocínio é lógico. Ao delegar, a prefeita ficará com mais tempo para monitorar a gestão como um todo, como também estaria dando um importante passo para que a administração pública ganhe mais ritmo e agilidade.

Pelo que já percebe, diz a fonte, Ana Célia acredita que " 70% das coisas podem ser resolvidas de maneira mais rápida, sem 'esperar' pela prefeita, afinal já se saberá as determinações dela e as diretrizes do governo. Se a gente avaliar bem, pode ver que é isso, quando se tem equipe, só o 'grosso mesmo' precisa da decisão direta da prefeita, o maior percentual é decisão de governo", argumenta. 

Se especulou inclusive, que um genro da prefeita seria convocado para equipe, possivelmente para secretaria de governo, mas além de extinguir a pasta, Ana Célia já teria decidido que não terá nenhum parente na equipe, pois não está nos planos dela ser criticada pela prática do nepotismo.

A ideia de criar a Chefia de Gabinete é cada vez mais eminente, mas ainda falta 'bater o martelo'. A prefeita não teria ainda um nome forte, com esse perfil, para ocupar a possível função.

PONTO TURÍSTICO : Casa Grande da Cachoeira do Taépe foi tombada e reconhecida nacionalmente em 1980, na gestão do ex-prefeito Antônio Barros. 

TURISMO - mesmo sendo uma atividade econômica importante, estratégica para Pernambuco e geradora de emprego e renda em muitos municípios, o Turismo como secretaria em Surubim, sempre teve função prática de "organizar as festas", como uma espécie de 'diretoria de eventos', quase sempre limitada a intermediar contratos de bandas musicas e decorar a cidade. 

O Turismo não é tratado como alternativa para a economia local, interligado à cultura e gastronomia, por exemplo. É possível que na secretaria municipal, por exemplo, se encontre a informação de quantos metros de tecido são necessários, de um poste a outro, para decorar a cidade; ou algum contato de um empresário de banda de forró ou de brega. 

Porém, talvez seja complicado saber por lá, informação do tipo : quanto o município investe em cada festa dessa, quantas vagas os hotéis e pousadas de Surubim oferecem, quantos bares e restaurantes a cidade tem, ou estimativa de quanto em dinheiro o desfile das virgens ou a vaquejada deixa no Município. É essa a diferença do foco.

Ana Célia estaria decidida a transformar a pasta na Diretoria de Turismo,  ligada à Secretaria de Educação. Mas como pensa em promover o Turismo local de maneira diferenciada, discutindo propostas com os setores envolvidos na atividade, ainda estaria em busca de um nome com esse perfil. Ou seja, precisa de um diretor de Turismo com visão de secretário. Por enquanto, teria apenas um 'diretor de eventos'.   

por Alberico Cassiano.