quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Ana Célia Cabral 'oficializa' modelo de gestão técnica em parceria com Condepe/Fidem


A prefeita eleita de Surubim, Ana Célia Cabral (PSB), começou a operacionalizar a proposta para implantar no município o modelo de gestão nos moldes do "Todos por Pernambuco", implantado pelo governo do estado. 

O programa tem como alicerce o 'planejamento estratégico', e formata o governo com metas e monitoramento de ações. As ferramentas possibilitam, em tese, uma máquina pública menos travada e melhorias na oferta de serviços.   

Nesta segunda-feira(26) a prefeita, o vice, Guilherme Nóbrega, e a equipe de futuros secretários estiveram na sede da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), para conhecer o programa.


"A filosofia do programa consiste, principalmente, em aproximar o planejamento do orçamento, como forma de gerenciar os gastos públicos. O modelo consiste em planejar, implementar, checar e agir. Assim, a gestão mantém a eficiência e evita obras paralisadas ou não-realizadas. Assim faremos e, em breve, faremos o lançamento em Surubim.", afirmou a prefeita, por meio das mídias sociais.

O modelo de gestão técnica, com planejamento estratégico e monitoramento de mentas, ficou muito conhecido durante o governo Eduardo Campos, que, por sua vez implantou o formato trazido das gestões tucanas de Minas Gerais.

O formato será novidade em Surubim. Mais que isso, distancia Ana Célia do jeito Flávio Nóbrega de governar. Quem apostava que a socialista iria seguir à risca a cartilha do neo-companheiro e ex-petista assiste exatamente ao contrário.

Diferente do ex-prefeito, conhecido por ser extremamente centralizador, a prefeita aponta para o caminho inverso, montando um governo focado na gestão técnica e descentralizada.    

Assim, Ana Célia começa se impor enquanto liderança. Deixa o governo com a cara dela, puxa para si a responsabilidade da gestão e do comando da equipe, e assume os riscos dos acertos e dos possíveis erros.


É um posicionamento político importante, pois se vacina de, 'futuramente', ter dado certo por seguir determinada 'receita de governar', ou, ao contrário, de 'não' ter acertado porque 'não seguir' determinada 'bula de gestão'.

Após as calejadas derrotas para o PT, Ana Célia mostra que assimilou bem a liturgia dos governos socialistas, que a acolheu em seguida, quando ocupou cargos executivos importantes, inclusive. Deixa evidente que agrega apoios, mas que não vai implantar nenhum modelo de gestão que tenha passado pela Prefeitura, sobretudo o petista dos últimos doze anos

Logo, aquela conversa insistente de 'Surubim vai voltar, Surubim vai voltar..." fica distante. A prefeita eleita expõe que as maiores inspirações da gestão Ana Célia serão os governos Arraes e Eduardo Campos, e que não tem 'guru' local.

Mas isso era mais do que previsível, afinal se 'Arraes e Eduardo' fizeram 'a cabeça de Ana Célia durante anos, fica difícil imaginar uma liderança local capaz de desfazer o modo de 'pensar uma gestão' da prefeita eleita.

por Alberico Cassiano.