sábado, 17 de dezembro de 2016

Ana Célia Cabral : ' Eu sei que a gente vai ter que trabalhar. Os secretários vão ter que bater meta '


A prefeita eleita de Surubim, Ana Célia Cabral (PSB), anunciou, em um evento político, na noite desta quarta-feira (15), os nomes dos secretários que vão ajudá-la a governar Surubim, a partir do dia primeiro do próximo mês.

O evento foi anunciado como uma entrevista coletiva, convocada para que a prefeita apresentasse o secretariado à imprensa, diferentemente do que aconteceu. A equipe foi apresentada em um evento político, tendo como público lideranças locais e partidários.


"A partir de 2017 vão ser quatro anos que a a gente vai olhar no olho do povo. A gente vai ouvir e não pode fazer administração trancado em gabinete, atrás do birô e aparecer em véspera de eleição. A gente precisa da sociedade, e eu quero que 'você' fiscalize a Prefeitura, fiscalize as nossas ações e esteja sempre em contato conosco", discursou.

Após falar aos correligionários, a própria prefeita chamou cada um dos nomes, que teve o currículo e experiência profissional exibidos em data show e lidos, ao passo que entrava para compor a mesa e era saudado com aplausos.

Estratégia, organização e comando monitorado :
"Vamos fazer as coisas acontecer porque é isso que interessa ao povo" 

'O líder planeja no início, antes de começar a agir' , nos ensina o estrategista chinês Sun Tzu, guru do marketing político em 'A arte da guerra'. Com a montagem da equipe, a prefeita mostrou-se articulada e estratégica, ao optar por auxiliares com perfis técnicos, propondo uma gestão diferenciada por descentralizar as ações, estabelecer metas e implantar o monitoramento permanente de cada pasta.

"Vamos fazer as coisas acontecer porque isso é que interessa ao povo. Nós temos disposição e somos articulados. Não vamos ficar no 'nosso quadrado', dentro de um gabinete", garantiu.

Do mesmo Sun Tzu: "Quem for político, use bem a técnica. Quem for técnico, coloque a política na cabeça", sentencia. A prefeita deixou claro que vai adotar esse princípio na gestão.

"Eu sei que  a gente vai ter que trabalhar. Os secretários vão ter que bater meta. Vai ter meta em 2017, em 2018, 2019 e 2020. O secretariado que vou apresentar, a maioria tem um perfil técnico, mas na hora que sentar naquele birô, o técnico vira político e o político vira técnico, porque é através da política que a gente muda a vida das pessoas", ponderou.


CREDIBILIDADE - os nomes apresentados foram  antecipados  com EXCLUSIVIDADE  por nossa reportagem : 


ANTECIPAMOS - Administração : Arquimedes Lima Neto
ANTECIPAMOS - Agricultura : Eduardo Farias (Eduardinho)

ANTECIPAMOS - Assistência Social : Penélope Andrade

ANTECIPAMOS - Controle Interno : Antônio Gildácio

ANTECIPAMOS - Educação: João Filho

ANTECIPAMOS - Juventude: Fernanda Leal
ANTECIPAMOS - Saúde : Aguinaildo de Lima

ANTECIPAMOS - Saneamento e Urbanismo (Controle Urbano): Tassiana de Arruda

' Bravura e lealdade varonil ' :
Ex- comandante da PM assume Defesa Social do Município

A pasta da Defesa Social teve o nome definido praticamente esta semana. A prefeita trabalhou várias possibilidades, como noticiamos, e acabou dando um 'tiro certo' ao convocar o coronel reformado da PM José Lopes para comandar a pasta.

O militar foi comandante geral da PMPE no governo Eduardo Campos, com a marca de ter sido o primeiro soldado a chegar ao comando da corporação.

E  reconhecido pelos colegas como um profissional agregador, que gosta de trabalhar integrado às comunidades, sendo avesso ao comando de gabinete.

A exemplo do que realizou em cidades da Região Metropolitana do Recife, deve desenvolver trabalhos sociais nas comunidades da periferia de Surubim.

Terá certamente, capacidade de negociação e pulso firme para executar intervenções no trânsito de Surubim, além de capacitar e mudar o foco de atuação da Guarda Municipal.

'Nova Política' , velhas práticas

Em equação matemática, a regra é resolver primeiro os parênteses. Já em política, quando a questão envolve os números, pode se encontrar soluções que, embora pareçam exatas, oferecem chaves para abertura de questionamentos da postura ética.

Também como ANTECIPAMOS, a prefeita eleita vai nomear um parente para o primeiro escalão: o secretário de Finanças. O genro, Eduardo de Barros Cavalcanti, é formado em administração de empresas, com especialização em finanças públicas.

"Não é nepotismo. Procurei [ocupante para pasta sem ser parente] mas não encontrei. Pelo menos, nesse primeiro momento, preciso nomear [parente], por uma questão de confiança", afirmou, em seguida, em conversa com os repórteres, em um ambiente disperso e muito barulhento. Gentilmente, atendeu a todos, mesmo quando teve dificuldade de escutar e de se fazer ouvir.

AINDA ANTECIPAMOS :  os nossos leitores também foram informados, com EXCLUSIVIDADE, que a prefeita vai enxugar a máquina cortando duas secretarias.

Assim não foram anunciados nomes para a pasta de Turismo, Cultura e Esportes  que serão transformados em Diretorias da secretaria de Educação. O diretor de Esportes, Lúcio Fabrício, está definido, mas ainda será anunciado.  

Também não foi anunciado titular para a secretaria de Governo. Como dissemos, na mesma matéria, a prefeita decidiu criar a Chefia de Gabinete. O titular será o advogado Sandoval Lima,integrante da equipe de transição.

Também, como dissemos, não foi anunciado titular para a atual secretaria de Planejamento e Orçamento Participativo. Ainda se estuda que destino terá. Pode ganhar a nova e estratégica função de coordenar o monitoramento das ações de todas as secretarias da gestão. O modelo seguiria o mesmo do Governo do estado. 

FOTOS : ALBERICO CASSIANO

Os nomes do segundo escalão  estão sendo definidos, mas devem ser confirmados os que já citamos, a exemplo do diretor de transportes, Jonas Almeida, que já está engajado ao time da eminente gestão.

Da Redação.