domingo, 27 de novembro de 2016

EXCLUSIVO: Quem são os nomes mais cotados para o secretariado da prefeita Ana Célia ?


Faltando pouco mais de um mês para a nova gestão assumir, a prefeita eleita, Ana Célia Cabral (PSB) costura a formação da equipe que vai compor o primeiro escalão a partir de primeiro de janeiro. A ideia é formar um quadro de secretários com formação e perfil técnicos, que consigam deixar a gestão com 'cara nova', o que seria um indicativo prático da mudança proposta na campanha.

A prefeita tem ouvido de lideranças e pessoas próximas as sugestões dos nomes. Muitos já foram sondados, mas não existe definição de fato. Na maioria das pastas, a escolha dos secretários ainda precisa do ajuste de pequenos detalhes, a exemplo da disponibilidade dos escolhidos, uma vez que alguns precisam deixar suas atuais atividades ou mesmo mudar para Surubim. Assim, os nomes que estão ventilados podem não ser confirmados.

EXECUTIVA :  Assistente Social por formação, prefeita Ana Célia tem experiência em gestão como Secretária Executiva da secretaria de Desenvolvimento Social do governo do estado. 

Com atuação nos governos Eduardo Campos e Paulo Câmara, exercendo cargo secretária executiva, Ana Célia traz para Surubim a experiência da gestão que delega e monitora os projetos e ações. Poderá ser a primeira gestão com esse perfil, técnico, implantada na Prefeitura de Surubim.

Assim, a reportagem do blog Surubim e região ouviu lideranças da articulação socialista e apurou os nomes mais cotados para o secretariado da gestão Ana Célia. As mulheres terão papel de destaque na gestão e ocupam boa parte das pastas.

AÇÃO SOCIAL :
Como justiça boa começa em casa, a prefeita vai prestigiar as colegas de profissão e deve ter como titular da pasta, a assistente social Penélope Andrade. Ela atuou no governo do estado e atualmente trabalha na Prefeitura de Moreno, onde o prefeito Dilson Gomes (PSB) não se reelegeu. Aparece com um perfil jovem, técnico e com experiência.

EDUCAÇÃO :
Três professores estão cotados para a pasta: Alcimere Bezerra (FOTO), ligada ao ex-prefeito Flávio Nóbrega, e muito bem aceita pela categoria. Eklaydja Farias, da cota pessoal da prefeita, mas que estaria com dificuldade para deixar o Colégio Marista, onde é vice-diretora pedagógica. Embora a pasta tenda a ficar, preferencialmente, com uma das duas, também se estuda a possibilidade de convocar o professor João Filho, da direção da escola Natalícia Figueiroa, de tempo integral.

Pelo menos, em outras duas pastas a prefeita vai prestigiar as mulheres :


JUVENTUDE: outra pasta ocupada por mulher. a titular mais cotada é Fernanda Leal, formada em relações internacionais.

OBRAS : também ficará em mãos femininas, da engenheira Tassiana Arruda, que atua na Prefeitura do Recife.

SAÚDE:
A pasta deve entrar na cota do ex-prefeito Flávio Nóbrega. O nome mais cotado é o do companheiro de trabalho do médico, o enfermeiro Aguinaildo de Lima, que atuou com Nóbrega em Limoeiro, no hospital Regional, e atualmente em João Alfredo, onde é secretário de Saúde, e está realizando um trabalho que vem repercutindo bem e apresentando bons resultados.

DEFESA SOCIAL:
Diante da onda de violência que preocupa Surubim, a prefeita opta por um nome local da PM para integrar as ações locais com as políticas públicas do estado. O major Fabio Batista do 22o batalhão será o titular da pasta, que é responsável pela Guarda Municipal, e por organizar o trânsito da cidade.

ADMINISTRAÇÃO:
O titular da pasta será Arquimedes Lima Neto, que integra a equipe de transição da prefeita. Formado em administração de empresas, até o final do ano, ocupa a suplência da vaga deixada por Biu Farias, na Câmara. Assessorava o secretário estadual de Agricultura, Nilton Mota.

AGRICULTURA:
O nome mais forte para ocupar a pasta é o do veterinário Sancho Arruda, por ter bastante respaldo nos setores da produção agropecuária na região e livre trâmite nas instituições que tratam dos projetos da área . É, inclusive, bem aceito entre aos feirantes, o que é importante para articular uma possível reestruturação da feira, peça estratégica para a economia do município.

CONTROLE INTERNO:
Embora os nomes dos técnico Antônio Gildácio e do zootecnista Eduardo Farias, conhecido como Eduardinho, também estivessem sendo ventilados para Agricultura, é quase provável que não sejam confirmados. Como os dois já foram secretários de administrações passadas, tirariam do secretariado a característica prometida da mudança. Assim, Antônio Gildácio, que integra a equipe de transição, assume o Controle Interno, uma função estratégica na gestão. Eduardo Farias possivelmente fica com uma diretoria da pasta.

TRANSPORTE:
Mesmo inserido na secretaria de Viação e Obras, o setor de Transporte será coordenado por Neto Medeiros e deve ganhar mais importância na gestão, podendo adquirir status de primeiro escalão. Outro que também pode ser convocado para atuar na secretaria é Manoel Pereira, funcionário do Legislativo municipal. Há quem defenda, inclusive, que as pastas se fragmentassem em Obras (infra estrutura e urbanismo) e Serviços Públicos (transporte e limpeza urbana), como prevê o modelo já proposto ao Município pela Fiam.

As pastas de Turismo, Finanças e Governo tiveram nomes citados nas entrevistas realizadas pela reportagem do blog Surubim e Região, as fontes, no entanto, foram unânimes ao indicar que se aguarde um pouco mais de tempo para que esses nomes ganhem mais firmeza e se consolidem na equipe. Essas seriam as últimas pastas que estariam faltando para a prefeita fechar o primeiro escalão.

Especula-se, inclusive, que um genro da prefeita integraria a equipe do secretariado, porém teme-se que a possível nomeação pode prejudicar a imagem inicial da gestão, que ganha muito pelo perfil técnico, mas, no caso, já começaria com uma pequena mancha ética, pela prática do nepotismo.

Oficialmente, a prefeita Ana Célia deve anunciar o secretariado no inicio de dezembro.