segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Divulgadas fotos do Navemar XII, navio naufragado que seguia para Fernando de Noronha


O navio  Navemar XII, que naufragou após partir do Porto do Recife com carga para Fernando de Noronha no sábado (12), está bem perto da costa, próximo a região de Pau Amarelo e Janga (na Região Metropolitana do Recife). 

A Capitania dos Portos emitiu uma nota oficial sobre o naufrágio. "A Marinha do Brasil informa, por meio da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), que está, desde domingo (13), monitorando uma embarcação emborcada, localizada nas proximidades do Farol de Olinda, que foi identificada como sendo a embarcação NAVEMAR XII, que naufragou na noite desse sábado (12), no trajeto Recife-Fernando de Noronha, com seis tripulantes a bordo. Na ocasião, todos foram resgatados por uma outra embarcação que navegava pelo local e passam bem.

A CPPE já orientou a empresa proprietária sobre a retirada da embarcação do local e está acompanhando este planejamento de modo a preservar a segurança da navegação na área e a prevenção da poluição hídrica.
As causas e responsabilidades serão determinadas em Inquérito Administrativo instaurado pela Marinha do Brasil", finaliza a nota. 

As primeiras informações são que o navio afundou por volta das sete da noite do sábado, depois de navegar cerca de sete milhas, aproximadamente 12 quilômetros. O Navemar XII tem capacidade para transportar 150 toneladas de carga, pertence a Universo, responsável pela limpeza urbana na ilha e empresa que também está executando uma série de obras para o Governo do Estado. Grande parte da carga era material de construção para as reformas do Posto Saúde da Família, Centro Integrado Bem-Me-Quer e quadra da Escola Arquipélago.


O navio também transportava material da Administração do Distrito e um carro da Polícia Federal. Segundo Humberto Machado, diretor da empresa Universo, a embarcação conta com seguro. O navio acaba de ser adquirido e custou três milhões de reais, esta seria a primeira viagem para Noronha. 

O navio passou por revisão antes da viagem.

Mística do número 12  - Muita gente começa enfatizar as coincidência do número 12 no naufrágio. O navio chama Navemar XII (12 em algarismo romano), afundou no  sábado 12 numa distância de sete milhas, que equivale a 12 quilômetros do Porto doe Recife e estaria numa profundidade máxima de 12 metros.


Este é o segundo barco de carga de Fernando de Noronha que naufraga este ano, o primeiro foi o Além Mar, em fevereiro. Outros navios já afundaram na rota para ilha como o Independência, Irecema, Dourado, Poty,  Da Hora 4 e Corveta Ipiranga.  A ilha está distante 300 milhas náuticas do Recife, cerca de 545 quilômetros. os navios de carga fazem este percurso em média em dois dias.   

Fonte : G1 - blog Viver Noronha.